No início da pandemia, todos os cursos do Senac tiveram que se adaptar à sala de aula virtual, porém, o que poderia ser um grande desafio, tanto para alunos quanto para docentes, se tornou oportunidade para expansão dos conhecimentos adquiridos nas aulas.
A segunda turma do curso Técnico em Teatro do Senac Barretos, por exemplo, inovou ao expandir as possibilidades do fazer teatral. Entendendo que estamos em tempos em que as diferentes mídias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, os alunos criaram o SENACAST BAR, um podcast teatral.
A peça apresentada no material é uma experimentação radiofônica de textos do teatro tradicional que falam sobre o ensaio de uma companhia teatral que é invadido por seis personagens que, rejeitadas por seu criador, tentam convencer o diretor da companhia a encenar suas vidas.
As discussões entre as personagens e o diretor compõem uma análise filosófica do teatro. Assim, o peso da peça divide-se entre a narrativa em si e os aspectos metateatrais que ganham a cena.
“A ideia do podcast surgiu durante as aulas da Unidade Curricular 4 – Realizar expressão vocal, onde os alunos aprofundam seu conhecimento no uso da voz para a criação de personagens. Nos inspiramos na ação realizada pelo Teatro Oficina, do diretor Zé Celso Martinez Corrêa, ao criar uma nova montagem do espetáculo ‘O bailado do Deus morto’ de forma radiofônica, possibilitando que os atores seguissem em atividade durante o período de isolamento necessário por conta da pandemia da Covid-19”, conta Eliane Rocha, docente do curso Técnico em Teatro do Senac Barretos.
O curso oferece ao aluno ferramentas para que o seu fazer artístico o ajude a ser e estar no mundo de modo profissional, consciente e coerente com a realidade, se preocupando em como suas ações podem afetar e transformar positivamente a realidade à sua volta, pontua a docente.
“O fazer teatral é, por si, algo inovador. Ele exige que estejamos atentos a tudo que ocorre em nosso entorno. Sendo assim, alguns questionamentos sempre são levantados a fim de estimular a busca do caminho que lhes faz sentido e os coloca como protagonistas de todo o processo criativo: ‘qual teatro poderíamos fazer agora, neste tempo/espaço?’; ‘quais recursos seriam viáveis e, ao mesmo tempo, acessíveis?’; ‘o que o profissional do teatro pode criar, oferecer, ao seu público com os recursos que tem?’; e ‘quais projetos podemos desenvolver?’”, explica Eliane.
Essas aulas práticas e dinâmicas que conectam os alunos com as inovações da área, sempre com espaço para tirar dúvidas e trocar experiências, são uma importante ferramenta para a formação e fazem parte do Jeito Senac de Educar.
Segundo a docente, o Senac se preocupa em formar profissionais aptos para atender às necessidades reais do mercado de trabalho e, com o Jeito Senac de Educar, a instituição prepara o aluno como profissional ainda no decorrer do curso. “O Jeito Senac de Educar proporciona aos alunos uma forma holística de ver o mundo e o mundo do trabalho, estar atento às transformações e inovações que ocorrem no seu entorno e ser flexível em cada uma das situações que se apresentam”, completa.
Para conhecer mais sobre o curso Técnico em Teatro, basta acessar o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-barretos.