O semestre para as três turmas do 1º termo do curso de Biomedicina do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) encerrou com uma visita técnica na FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos) “Dr. Paulo Prata” organizada pelo professor Dr. Robson Boni. Eles puderam conhecer o hospital e enfermaria simulados, além dos laboratórios morfofuncionais, de técnicas operatórias, anatomia humana e técnicas anatômicas.
A coordenadora do curso de Biomedicina do Centro Universitário, Profª. Drª. Renata Camacho Miziara, destacou que o objetivo da atividade foi apresentar aos estudantes os cenários simulados e os laboratórios disponíveis na instituição. “É de fundamental importância que os estudantes tenham o conhecimento integrado em saúde, uma vez que a atuação dos futuros biomédicos será em cooperação multiprofissional. Desta forma, o contato com simuladores biomédicos, modelos anatômicos e material anatômico natural (cadavéricos), revelando a real anatomia dos órgãos e tecidos de cada sistema orgânico, é enriquecedor e motivador aos estudantes”, disse.
Para Renata, a experiência foi muito engrandecedora na formação acadêmica dos alunos. “Eles se mostraram curiosos e empolgados com a visita. Tiveram vários questionamentos sobre a morfofisiologia do corpo humano, além de levantarem possíveis habilitações e especialidades no campo profissional, potencialidades para pesquisa e inovações tecnológicas”, enfatizou.
A coordenadora ressaltou que o mercado de trabalho para os profissionais da Biomedicina é muito promissor e está em plena ascensão. “O biomédico hoje tem um amplo leque de possibilidades de atuação, como na saúde, pesquisa, docência, desenvolvimento de inovações e área comercial”, disse.
Além da estrutura laboratorial ampla e docentes renomados, Renata destaca que a formação estrutural é um dos principais diferenciais do curso de Biomedicina no UNIFEB. “Oferecemos uma base de conhecimentos sólidos para que, futuramente, o profissional possa atuar seguramente em qualquer segmento que sua habilitação permitir”, finalizou.