Alunos de Agronomia e Medicina Veterinária do UNIFEB participam dos congressos Brasileiro das Ciências das Plantas Daninhas e Latinoamericano de Malezas

Entre os dias 12 e 15 de agosto um grupo de alunos e professores do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) participou do XXXIII Congresso Brasileiro das Ciências das Plantas Daninhas e XXV Congresso Latinoamericano de Malezas, ambos realizados em Campinas (SP), no Centro de Convenção Expo Dom Pedro.

Participaram dos congressos a Profa. Dra. Nathalia Garlich, o Prof. Dr. Claudinei da Cruz, a Profa. Doutoranda Pâmela Castro Pereira, além de sete alunos do Centro Universitário: Felype Rocha de Araujo, Roberta de Almeida Stramasso Antonio, Humberto Augusto Fazuoli Ferreira, Barbara de Oliveira Damaceno e Bárbara Quinarelli Borges, do curso de Agronomia; e Guilherme Augusto Macena Belone e Thiago Felipe Perez, do curso de Medicina Veterinária. Também participou a mestranda Wislainy Rabelo Cassiano de Moura, ex-aluna do curso de Agronomia, que desenvolve sua dissertação na UNESP em Jaboticabal em conjunto com o UNIFEB.

A Profa. Dra. Nathalia Garlich explicou que o tema central do evento foi “Do laboratório ao campo: transformação das descobertas científicas em inovação”. “Entre as discussões realizadas nos congressos estão tecnologia de aplicação, desenvolvimento de novos herbicidas, resistência de plantas daninhas a herbicidas, manejo de plantas daninhas agrícolas e não-agrícolas e ecotoxicologia”, disse.

Durante os congressos foram apresentados 20 trabalhos de pesquisas desenvolvidas no LQA (Laboratório de Química Ambiental) e LEEA (Laboratório de Ecotoxicologia e Eficácia dos Agrotóxicos) do UNIFEB sendo dois selecionados para apresentação oral. “Os trabalhos selecionados foram ‘Ecotoxicidade aguda do herbicida 2,4-D+ Picloram para as plantas aquáticas Lemna minor e Wolffia brasiliensis’ do aluno do curso de Medicina Veterinária, Thiago Felipe Peres, sob minha orientação, e ‘Eficiência da aplicação aérea remota (AAR) em pastagem e determinação da eficácia de controle de guaxuma (Sida rhombifolia) e fedegoso-branco (Senna obtusifolia)’ da aluna do curso de Agronomia, Elizamara Ribeiro, que não pode participar do evento, mas foi apresentado pelo colega de curso, Felype Rocha de Araújo, sob orientação do Prof. Dr. Claudinei da Cruz”, destacou Nathalia, lembrando que ambos trabalhos selecionados para apresentação oral fazem parte do PIBIC (Programa de Iniciação Científica) do UNIFEB/2023-2024.

Nathalia ressalta a importância da participação dos alunos neste tipo de evento a fim de expandir a capacitação na área. “Esta oportunidade também permite o contato com pesquisadores nacionais e internacionais, profissionais e empresas que são referências no segmento ampliando a rede de relacionamento, muito importante na consolidação profissional. Os dois congressos integram o maior evento brasileiro relacionado às ciências de plantas daninhas com a presença de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, engenheiros agrônomos, produtores rurais, entre outros, representando as principais empresas do segmento, cooperativas, revendas agrícolas e instituições de ensino, pesquisa e extensão, com discussões de alto nível técnico-científico referente ao manejo de plantas daninhas”, finalizou.