Os alunos matriculados nas escolas municipais do Ensino Fundamental e nos Cemeis de Barretos voltam às aulas nesta quarta-feira, dia 9 de fevereiro. Os estudantes iniciam 2022 com aulas presenciais, conforme autorizado por resolução da Secretaria de Estado da Educação, e seguirão as recomendações sanitárias para evitar o contágio da Covid-19 em ambiente escolar. O uso de máscaras será obrigatório e haverá um protocolo de higienização constante.
Ainda de acordo com a resolução válida em todo o estado, poderão se manter exclusivamente em atividades remotas os estudantes que pertencem ao grupo de risco para a Covid-19 e que não tenham completado o esquema vacinal. Nesse caso, deve ser apresentado um atestado médico que indique o impedimento de comparecer às aulas presenciais. Os pais e responsáveis também devem apresentar uma declaração se comprometendo com a participação desses alunos em atividades remotas.
Vale destacar que a rede municipal de Barretos conta hoje com equipamentos tecnológicos que serão utilizados nas turmas que terão aulas presenciais e também pela internet.
NOVO MATERIAL DIDÁTICO
Todos os alunos da rede municipal de ensino terão à disposição durante todo o ano letivo o novo material didático da editora FTD que foi adquirido após avaliação criteriosa dos educadores e gestores municipais.
De acordo com a prefeita Paula Lemos esse novo material é um produto de excelência também utilizado em escolas particulares. “Somos a primeira rede pública a utilizar este material que oferece conteúdo para alunos a partir dos 2 anos de idade. Estamos investindo no aprendizado da primeira infância que é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico e criativo das crianças, formando uma base importante para os ensinamentos futuros”, disse a prefeita.
Segundo a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, o material já começou a ser implantado em 2021. “Alunos e professores tiveram contato com esse material no quarto bimestre do ano passado e agora poderão utilizá-lo desde o início do ano letivo”, comemora.
FOCO NA APRENDIZAGEM
O planejamento do ano letivo teve início na quarta-feira, dia 2 de fevereiro, quando professores e equipe gestora passaram a organizar as escolas para receber os alunos no dia 9.
A rede municipal preparou várias ações para que os alunos possam preencher as lacunas de aprendizagem devido às restrições impostas pela pandemia. Uma delas é o Polo de Educação Infantil, que oferece atividades desde o dia 24 de janeiro com nove Cemeis atendendo todas as regiões da cidade e contando com 796 crianças inscritas.