A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na quarta-feira, 13 de dezembro, a prova de óculos para 47 alunos da Rede Municipal de Ensino. O teste dos acessórios para correção visual é necessário para que os óculos sejam entregues devidamente ajustados com as especificidades de cada criança.
De acordo com Marina Francisco, coordenadora na Atenção Primária, após a avaliação das equipes técnicas de Estratégia de Saúde da Família com o teste de Snellen, as crianças de cinco a 11 anos que apresentam alguma alteração na visão são encaminhadas para consulta com oftalmologista, que prescreve os óculos, se necessário. “É o momento em que estamos agora. O oftalmologista fornece a receita dos óculos, a gente confecciona, testa e depois entrega”, disse. Segundo ela, foram 302 encaminhamentos e as consultas ainda estão sendo realizadas.
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal que contempla 26 Unidades Escolares do município, entre Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), com diversas ações.
Respeito e cuidado com as crianças
Durante a prova dos acessórios, onde tiveram a oportunidade de opinar e escolher, dentre as opções disponíveis, o modelo de óculos que mais lhes agradassem, as crianças foram recebidas na sede da SMS com pipoca doce, refrigerante, água e pirulito.
Graça Lemos, secretária interina da Saúde, conversou com pais e crianças e falou da importância dessa ação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “A criança que enxerga bem, enxerga o mundo mais colorido, melhor. Então é importantíssima a visão para a aprendizagem. As crianças estão escolhendo e a gente fica feliz com a ajuda ao próximo, pois sabemos que a vida vai melhorar para essa criança”, disse.
Yasmin Jeniffer Oliveira Silva de Almeida é a mãe da Milena, de seis anos, que estuda na E.M. Profa. Marlene Carboni Pereira. Ela conta que a filha sente dores e tem dificuldade para enxergar a lousa. “Eu gostei. Pelo menos pra mãe que não tem condições de comprar, porque é caro, né? Mas eu gostei muito, sim. Ela também gostou. Já achou que ia levar os óculos embora agora”, contou.
O casal Adriano Paulino e Dayana Peixoto também acompanhou a filha Maria Vitória e aprovou a iniciativa. “Ela nunca usou, é a primeira vez. Ela estava tendo dificuldade na hora de enxergar, na leitura”, disse a mãe.
Emerson da Silva França, pai da Stephanie, considerou a ação da prefeitura muito importante. “Ajuda as crianças que estão precisando de óculos, de um apoio, e fica mais fácil pra gente que é um pouco mais carente. Mas é muito importante para as crianças, para poder enxergar melhor, para poder ter uma vida melhor, né? Uma ajuda boa e só tenho a agradecer”, falou.
As famílias serão avisadas pela Secretaria de Saúde sobre a data da entrega dos acessórios, que está prevista para a próxima semana.