Aluno do UNIFEB apresenta workshop internacional em Fab Lab de Portugal

O aluno do 7° termo do curso de Engenharia Mecânica do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) e ex-estagiário do Fab Lab, Guilherme Bortolo da Rocha, ministra um curso on-line em um dos Fab Labs de Portugal, o Lab Aberto. 

O workshop “Como fazer quase tudo” será realizado no próximo dia 14 de abril (quarta-feira), às 15h30 (horário de Brasília). O tema do curso é “Como construir uma caixa personalizada com uma máquina de corte a laser”. O Lab Aberto de Portugal é uma associação que visa à promoção da ciência, arte, tecnologia, criatividade e investigação.  

No UNIFEB, o Fab Lab é um espaço maker utilizado por todos os cursos da instituição, para a criação de diversos protótipos. Em 2019 foram 186 projetos desenvolvidos que envolveram mais de 600 alunos. No Brasil existem apenas 127 Fab Labs e Barretos é pioneiro na região neste tipo de projeto estando à frente, inclusive, de cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.   

De acordo com Guilherme, no workshop serão abordados princípios básicos sobre como realizar cortes, desenhos, trabalhar imagens, diferentes arquivos, entre outros. “Vou explicar sobre como manusear estes equipamentos, imagem com pixel e sem pixel, formatos de arquivos, cores e outros conceitos”, destacou o estudante.  

O aluno estava com intercâmbio agendado para o ano de 2020, mas em função da pandemia teve que adiar os planos. “Devido à instabilidade em que vivemos ainda não tenho uma nova data definida, mas quero muito ter esta experiência internacional para adquirir uma bagagem maior de conhecimento, além de conhecer uma nova cultura e como trabalham”, enfatizou Guilherme.   

Além disso, o aluno destacou que está engajado em buscar novas parcerias para o UNIFEB com outras instituições a fim de permitir que novos alunos tenham experiências semelhantes.  

O curso é gratuito para membros do Fab Aberto (Portugal), alunos da UNIFEB e convidados. Para fazer a inscrição basta preencher um formulário no link https://bit.ly/3t4Jpxj. Lembrando que as vagas são limitadas.