Entre abril de 2023 e abril de 2024, o Agronegócio brasileiro ampliou em 5,8% sua representatividade no mercado, com saldo positivo de mais de 45 mil empresas, totalizando 837.008 unidades instaladas atualmente no País. É o que aponta a Pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo dos brasileiros há 30 anos, com base em dados oficiais.
Segundo Marcos Pazzini, responsável pelo IPC Maps, a ascensão agro deve-se principalmente à região Sudeste, por concentrar sozinha 727.185 companhias. Em seguida, vem o Sul, responsável por 36.423 unidades, sendo quase alcançado pelo Centro-Oeste e seus 36.291 estabelecimentos. Nas últimas posições, estão Nordeste, com 26.071, e Norte, somando 11.038 empresas.
Confirmando os números acima, os maiores mercados agro são, em ordem decrescente, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Goiás.
O levantamento aponta ainda que, ao contrário dos outros setores econômicos, agribusiness abriga menos — apenas 74.581 — Microempreendedores Individuais (MEIs), em detrimento das demais naturezas jurídicas que tendem a gerar mais empregos e, juntas, somam 762.427 CNPJs.