Agricultores de Barretos participam de projeto voltado a sustentabilidade e economia solidária

Um grupo de produtores rurais da Estância Turística de Barretos participou na segunda-feira, 21, da apresentação do projeto “Bioprodutos para a agricultura familiar”, que será desenvolvido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Barretos e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, (IFSP – Campus Barretos), com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O projeto visa a produção de alimentos saudáveis, preservação dos recursos hídricos e valorização da biodiversidade e foi aprovado por edital do IFSP que visa apoiar projetos de sustentabilidade e economia solidária. Os participantes vão implementar o projeto em suas propriedades, com aplicação de microrganismos.

Conforme a equipe da CATI, o uso de bioprodutos na agricultura é uma inovação cada vez mais comum entre os produtores rurais e, visando apresentar e aproximar os agricultores familiares dessa tecnologia, foi realizada uma palestra seguida por uma visita às instalações do IFSP – Campus Barretos.

O projeto tem duração de 10 meses. O objetivo principal é realizar a bioprospecção de novos microrganismos de interesse agrícola e transferir a tecnologia de produção aos produtores rurais. Os objetivos específicos são bioprospectar microrganismos de interesse agrícola em diferentes ambientes da região de Barretos e realizar oficinas de transferência de tecnologia focada nos agricultores familiares.