A peça teatral “Sob(re) Elas” será encenada nesta terça-feira, dia 8, às 19h30, no Instituto Mark’s. A apresentação integra a programação a Campanha Agosto Lilás, conduzida pelo Centro Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) na Estância Turística de Barretos. A campanha tem em vista ações de conscientização pelo fim da violência contra mulher.
A apresentação é encenada pelo ator Geraldo Oliveira , da Companhia Goitacá. A proposta é de um espetáculo teatral seguido de bate- papo com a plateia, ilustrando cenas extraídas de sites nacionais com relatos verídicos de casos de violências contra as mulheres e abordando os seguintes temas:
– Violência digital.
– Violência psicológica.
– Violência sexual.
– Violência física.
– Violência patrimonial.
– Violência moral.
“Sob(re) Elas” propõe a reflexão acerca do tema e busca promover a orientação, acolhimento, conscientização e divulgação dos canais de denúncias como procedimentos diante desse problema global, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) afeta um terço das mulheres. O espetáculo tem 40 minutos de duração. A faixa etária indicativa é a partir de 14 anos.
A ação cotidiana do CRAM
O Centro Referência de Atendimento à Mulher “Advogada Nilza Maria Vicente” está vinculado à Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, e está localizado na sala 40 da Antiga Prefeitura, na Rua 30, nº 564, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Trata-se de um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico/social, orientações e encaminhamentos. Em suas ações, conta com as parcerias dos CRAS, CREAS, Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública e outros órgãos.
No CRAM, são ofertados:
· Atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico realizado por uma equipe multidisciplinar especialmente preparada para este fim;
· Atendimento com Defensores exclusivos para as mulheres vítimas de violência e suas necessidades;
· Orientação sobre os diferentes serviços disponíveis relacionados à prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência;
· Desenvolvimento de projetos voltados ao fortalecimento da mulher vítima de violência.
Programação completa
A programação do Agosto Lilás foi iniciada na segunda-feira, dia 7, com duas palestras. Além da peça teatral desta terça-feira, 8, ainda estão previstos:
10/8 – às 8h – Evento Ação Agosto Lilás – na Casa da Juventude
11/8 – às 9h – Palestra no Instituto O amor
15/8 – às 08h30 – Evento Ação Agosto Lilás – na Casa do Oleiro
16/8 – às 14h – Evento Teatro Ação Agosto Lilás – no CRAS IV – Ibirapuera
18/8 – às 07h30 – Evento Garotas Brilhantes – na Escola Estadão
18/8 – às 14h – Teatro Ação Agosto Lilás – no CRAS III – Zequinha Amendola
22/8 – às 08h – Teatro Ação Agosto Lilás – no CRAS II – Clementina
30/8 – às 14h – Teatro Ação Agosto Lilás – no CRAS I – Caiçara.