A Câmara realizou na terça-feira (18/abr), Audiência Pública (aberta à participação dos cidadãos) com o objetivo de debater ações que devem ser adotadas para prevenir ataques e violência nas escolas públicas de Barretos.
O tema foi proposto pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PSDB), por meio do Requerimento nº 612/2023, devido ao aumento de ocorrências de violência nas escolas brasileiras, que resultaram em mortes de professores e alunos, causando preocupação nos estudantes e nos pais.
FOTOS DA AUDIÊNCIA NO FIM DA PÁGINA
Fizeram parte da Mesa de Debatedores: o Major PM Alessandro Roberto Righetti , do 33º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior); a Secretária Municipal da Educação, Jéssica Maria dos Santos; Jorge Roberto Coutinho (representando a Prefeita Paula Lemos); o Defensor Público, Dr. Gustavo Samuel Silva Santos; o representante da ONG “SOS Segurança da Vida”, Maurício Silva “Naval”; o radialista do Grupo Monteiro de Barretos, Odair de Moura Silva; e o delegado da Polícia Civil, Dr. Marcelo Gandi Alves.
Também participaram dos debates: o Secretário Municipal de Ordem Pública, Luiz Antônio de Matos; a Diretora Geral do Campus Barretos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Juliana de Carvalho Pimenta; o Prof. Jhonny (representando o Corpo Docente das escolas particulares); o Prof. Igor Santiago (representando o Corpo Docente das escolas estaduais); Marcus Terto (representante dos pais das escolas públicas); Ivan Francisco Rodrigues (representando o Sindicato dos Vigilantes de Barretos)
Vários pais e mães de alunos da rede pública, representantes de associações de bairros, servidores públicos da ronda municipal, conselheiras tutelares e professores também compareceram à Câmara para participar dos debates.
A audiência foi conduzida pelo vereador Dr. Rodrigo Malaman (PSDB) e contou com a presença dos vereadores Prof. Raphael Silvério (PSDB) [Presidente da Comissão de Educação], Gabriel Uchida (UNIÃO) [Vice-Presidente]; Juninho Bandeira (PL) [ 2º Secretário], Prof. Adilson (PL), Nestor Leonel (UNIÃO), Elson Santos (REP), Ricardo Bodinho (PP). O vereador Paçoca (SD) colaborou com os debates por meio de vídeo.
Como resultado da Audiência Pública, após ouvir os questionamentos do público presente, o vereador Rodrigo Malaman anunciou que vai reivindicar junto à Prefeitura e órgãos competentes: o aumento da rede de proteção nas escolas, com psicólogos e assistentes sociais; a criação da Guarda Civil Municipal; e o aumento de equipamentos de segurança nas escolas.