Entre janeiro e março deste ano foram registrados no município de Barretos apenas sete casos confirmados de dengue, uma grande redução comparada com os quase 30 casos confirmados no mesmo período do ano passado.
De acordo com informações da Prefeitura de Barretos, o município nos últimos anos passou por momentos complicados no combate ao Aedes aegypti, principalmente nos anos de 2013 e 2019, onde o número de contaminados por dengue foi superior a duas mil pessoas – no mesmo período janeiro a março.
Para evitar uma nova epidemia, a Prefeitura de Barretos tem intensificado todas as ações de combate ao mosquito, que também transmite outras doenças assim como a zika, chikungunya e febre amarela.
Desde janeiro, período de intensas chuvas, o trabalho de prevenção é mantido com as visitas domiciliares, imóveis especiais, pontos estratégicos, bloqueios químicos (nebulização costais), carro de nebulização (fumacê) e orientações sobre cuidados, doenças e sintomas.
“O trabalho do Controle de Vetores é constante. Mesmo neste período de pandemia, seguimos com o trabalho das visitas domiciliares e nos pontos estratégicos como forma preventiva e o uso de bombas costais e de carro fumacê, de acordo com os casos positivos passados pela Vigilância Epidemiológica. Vale ressaltar que todos os agentes de endemias trabalham devidamente paramentados com EPIs, máscaras, álcool 70% e realizam as abordagens dentro dos protocolos”, detalhou a coordenadora do Controle de Vetores, Cristiane Parreira Lima.
Em relação ao ponto estratégico, sempre que os agentes encontram amostras é feito o trabalho de bloqueio químico naquele local, através da bomba costal a fim de eliminar os possíveis mosquitos alados que possam ter naquele local.
Em menos de três meses de trabalho no combate ao Aedes aegypti, a equipe do Controle de Vetores visitou 37.313 imóveis, sendo constatados 3.603 focos. Destes, foram comprovados 1.671 imóveis com larvas do mosquito. Já o trabalho de nebulização totalizou 1.838 residências, 231 imóveis especiais, 152 pontos estratégicos, atendeu 54 bairros da zona urbana e mais duas comunidades da zona rural com a ação de bloqueio com o carro fumacê.