Uma ação nesta sexta-feira, 18, na Região dos Lagos marcou a conclusão das atividades desenvolvidas nesta semana na Estância Turística de Barretos relacionadas ao Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada faz alusão ao leite materno, pelo seu alto padrão de qualidade, considerado “alimento de ouro”.
A mobilização social foi organizada pela Santa Casa de Misericórdia da cidade e conta com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e do Governo do Estado, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS) da Secretaria de Estado de Saúde.
Com um carro de som, os participantes seguiram do prédio da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb), em que foi realizado treinamento de dois dias para profissionais da atenção básica das cidades que compõem o DRS de Barretos, até a Região dos Lagos. Foi reforçada a importância do aleitamento materno e realizada a distribuição de potes de vidro, tais como os de café solúvel, que podem ser bastante úteis, por exemplo, para mães que já estão retomando o trabalho, após licença gestante, seguirem ofertando leite materno. Os potinhos podem ser reutilizados para armazenamento do leite materno, que deve ser coletado e armazenado conforme as orientações técnicas que elas receberão dos profissionais treinados. As informações sobre o Agosto Dourado foram transmitidas aos presentes pela enfermeira obstetra do complexo materno infantil da Santa Casa, Aryadne O’neil. Gabriel Uchida, colaborador da Santa Casa e vereador, também participou da ação.
Treinamento
55 servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barretos participaram da capacitação realizada na Facisb, concluída na manhã desta sexta-feira (18). Foram capacitados profissionais de enfermagem e agentes comunitários em saúde (ACSs), os quais acompanham as famílias em suas casas nos bairros em que está implementada a Estratégia em Saúde da Família (ESF).
Marina Francisco, coordenadora na Atenção Básica na Rede de Saúde da cidade afirmou que o treinamento foi bem recebido pelos servidores. “Foi passada muita informação válida para o dia a dia, que vai agregar bastante, tanto no atendimento casa a casa realizado pelos ACSs quanto nas orientações que a equipe de enfermagem fornece na unidade, explicando as mães sobre como lidar com algumas intercorrências que podem acontecer”, afirmou. Marina ressaltou a expectativa de que os funcionários treinados sejam multiplicadores dessas informações para os colegas nas unidades em que trabalham.
Fortalecimento de vínculos
Está entre os objetivos do treinamento que sejam implantadas e replicadas em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) as ações já desenvolvidas pela equipe da maternidade da Santa Casa, visando fortalecer o vínculo entre gestante e profissionais de saúde, levando-se em conta que o período de amamentação é um momento importante e único para a mãe e para o recém-nascido, que vai influenciar em toda a sua vida.
Rodas de amamentação
Ao longo do ano, já são realizadas nas UBSs rodas de amamentação com gestantes e mulheres que estão amamentando, em parceria entre a Santa Casa e a Prefeitura. A prefeita Paula Lemos acompanhou a primeira roda de amamentação na atenção básica, reali zada na UBS do bairro Christiano Carvalho em março deste ano.