Ação leva atendimento médico, vacina e atividades culturais a pessoas em situação de rua

Pessoas em situação de rua receberam atendimento médico e contaram com atividades culturais e ações de cidadania durante a manhã do último sábado, 24, na Estância Turística de Barretos. As ações foram propostas pelo Projeto Manguinhos com a Prefeitura da Estância de Barretos e desenvolvidas por meio de parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a Abordagem Social, com atendimentos de três pacientes abordados na rua e outros 17 na Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá.

Houve atendimento médico com encaminhamento, nos casos necessários, para acompanhamento na rede básica do município e foram aplicadas vacina contra a gripe, além de cortes de cabelo. O evento contou também com parceria com o curso de administração da Faculdade de Barretos, que proporcionou auxílio para a elaboração de currículo. A ação contou ainda com momentos culturais e de lazer, com uma roda de violão e diversos jogos.

Maria Júlia Gonçalves Silva, Presidente do Projeto Manguihos, considerou a ação integrada uma oportunidade sem precedentes de proporcionar um dia de amplo cuidado a essa população. “Foi a primeira vez em que tivemos esforços conjuntos com resultados tão completos, proporcionando especialmente atendimento médico, além dos momentos de diversão”, disse. A secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, também ressaltou a importância da ação. “É muito gratificante ver essa união entre poder público e outras entidades para acolher essa população com olhar atento às suas diversas necessidades, proporcionando desde o cuidado com a saúde até momentos de lazer e cultura. O saldo da ação foi muito positivo”, afirmou.