A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Programa Municipal IST/HIV/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, conclui a Campanha Fique Sabendo na noite desta sexta-feira, 15. A ação integra a mobilização na cidade para o “Dezembro Vermelho”, mês de luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Nos seis primeiros dias da ação na ACIB, iniciada na última quinta-feira (7), em 166 pessoas foram feitas testagens para as quatro infecções abrangidas pela campanha, totalizando 664 testes realizados para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Os testes rápidos são realizados gratuitamente na Associação Comercial e Industrial de Barretos (ACIB), na Rua 20, n. 725, entre as avenidas 19 e 21, no Centro. “Uma parte da nossa equipe fica posicionada na calçada em frente da ACIB usando a camiseta da campanha, podendo ser vista facilmente pelas pessoas interessadas em fazer o teste. Após uma breve triagem, o exame é realizado dentro da ACIB, por meio de uma picada no dedo”, afirma a coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, Cecília de Assis Marques dos Reis.
Ela ressalta que a pessoa fica sabendo do resultado dentro de alguns minutos, sigilosamente, em espaço individualizado. Cecília destaca a importância das pessoas ficarem sabendo o quanto antes de sua sorologia. “Assim é possível cortar a cadeia de transmissão, oferecer o tratamento adequado e permitir que as pessoas sigam a vida com tranquilidade, sem terem essa dúvida”, observa. A coordenadora ressalta que identificar e tratar as infecções é sempre o melhor caminho, evitando assim complicações.
Encaminhamento e tratamento
Pacientes com teste positivo recebem encaminhamento para procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização de exames confirmatórios. “Nos primeiros dias da campanha, tivemos alguns testes positivos para sífilis. É importante observar que no caso da sífilis mesmo os pacientes que já tiveram a infecção e trataram continuam sendo detectados como positivo no teste rápido. Por isso, é importante realizar os exames confirmatórios. Se a contaminação for atual, o paciente vai receber o devido tratamento”, afirmou.
Medicamentos pré e pós-exposição
Ao longo de todo o ano, a população pode procurar as testagens para HIV e outras ISTs, assim como os medicamentos preventivos para HIV e retirar preservativos no Serviço de Assistência Especializada (SAE) Casa Rosa.
Em caso de relação de risco, sem preservativo ou em que este estourou, é possível tomar medicamentos da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para diminuir a chance de contaminação. É preciso procurar a Casa Rosa ou iniciar a medicação em até 72h. “O quanto antes o paciente iniciar a medicação, maior a chance de se impedir a contaminação”, ressalta Cecília. Em Barretos, nos finais de semana e feriados, a medicação pós-exposição pode ser iniciada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou na Santa Casa.
Existe também a Profilaxia Pré-Exposição (PREP) e está disponível na Casa Rosa. Neste caso, a pessoa toma comprimidos antes da relação sexual, que permitem ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com exames periódicos.
O SAE Casa Rosa atende na Av. Jeronimo Alves Pereira, n. 490, no Jardim Universitário, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. O telefone para contato é (17) 3612-2470.
As testagens e distribuição de preservativos também são realizadas ao longo do ano em todas as UBSs da Estância Turística de Barretos.