Com o Concerto de Abertura da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos (OSMB), a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, deu início à temporada de concertos 2023 na última sexta-feira, 17 de março, no Centro Cultural Osório Falleiros da Rocha – Cine Barretos, com casa lotada.
Sob a regência do maestro Reginaldo Nascimento, o concerto teve repertório variado e apresentou obras inéditas, começando com uma intervenção artística realizada pelo aluno do Centro Municipal de Artes Bezerra de Menezes – CEMART, Eduardo Argolo Sarri, interpretando o compositor alemão, Wolfgang Amadeus Mozart.
O personagem Mozart falou sobre o autor e fez a apresentação do Concerto para fagote em si bemol, momento que contou com solos de Marcos Fokim e destaque para a execução do instrumento. No encerramento, bis com Vento Gelado de Bezerra de Menezes e participação da plateia que acompanhou cantando.
Reginaldo Nascimento disse que a abertura mostra o que vem pela frente com a OSMB. “O primeiro concerto foi incrível e não podia ser melhor. Contamos com um dos melhores fagotistas do mundo. A orquestra tocou com muita energia. Ela promete. Será um ano de muitas atividades”, falou.
O fagotista Marcos Fokim disse que ficou satisfeito com a experiência e elogiou o desenvolvimento da orquestra barretense. “Experiência única. Um concerto com solo é sempre desafiador. Eu acompanhei o crescimento da orquestra, participei em dois concertos no ano passado e pude presenciar um crescimento fantástico. Só posso parabenizar pelo trabalho”, disse.
Rogério Teodósio, secretário de cultura, elogiou o trabalho da OSMB e agradeceu a participação da população. “Ficamos imensamente gratos com a participação de todos vocês que vêm prestigiando o trabalho que fazemos com a Orquestra Sinfônica. Já fizemos mais de 40 concertos pelo Programa “Nosso Bairro tem Concerto” que leva concertos para perto da casa de vocês. O programa permite que ofereçamos a você o que tem de melhor na música”, contou.
Janjão Rocha da Silva é morador do Projeto Vida Longa e ficou encantado com o concerto. “Achei excelente. Nunca tinha visto uma coisa assim. Até me emocionei. Quero voltar”, disse.
Aline Segóvia, coordenadora do Projeto Vida Longa, elogiou o trabalho da OSMB e a iniciativa de levar os idosos ao espetáculo. “Ficaram todos entusiasmados e para muitos foi novidade. Estão todos de parabéns”, contou.
Lúcia Helena da Silva e o neto Ítalo Witzel assistiram juntos o espetáculo e aprovaram. “Eu assisto os concertos e, para mim, é sempre uma experiência muito boa. Onde a orquestra está eu geralmente estou junto”, disse Lúcia.
Pedro, que já assistiu ao concerto anteriormente no Santuário Nossa Senhora do Rosário, disse que não queria perder a apresentação no Cine Barretos. “Muito legal. Eu gostei de cantar a música da Festa do Peão”, contou.
Próximo Concerto
A próxima apresentação da Orquestra será no dia 24 de abril, às 20h, com o Concerto “Temas de Filmes”, na Igreja Comunidade Cristã, antiga Ouvir e Crer, no bairro Hussein Genha. A entrada será gratuita, com a arrecadação de 1 litro de leite (para as pessoas que puderem doar) que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade. A data para disponibilização dos ingressos ainda não foi definida.