A adipose e edematosa, conhecidas como celulite, é um processo inflamatório crônico causada pela ingestão excessiva de gorduras e pelo aumento de células adiposas, que passam a reter líquidos e acumular toxinas, inchando e mudando seu formato.
Quando essas células encontram fibras de colágeno, as camadas da pele são pressionadas para baixo, resultando nas depressões, que se assemelham a pequenos ´furinhos` na pele e tem aspectos de ¨casca de laranja¨.
Grande parte das mulheres tem celulite em maior ou menor grau e há muitos recursos no mercado que prometem reduzi-las, nenhum, porém, é tão eficiente, natural e saudável quanto uma boa alimentação.
O nutricionista saberá elaborar um cardápio individualizado que alivie os efeitos das inflamações e retenção liquida. Uma alimentação equilibrada ajuda a desintoxicar, melhora a circulação e elimina líquidos podendo, assim, reduzir ou até eliminar as celulites.
O primeiro passo a se fazer e eliminar os alimentos que causam inflamações ao corpo e tem potencial alergênico, como glúten, alguns laticínios e açucares refinados.
Então, o foco é passar a adotar hábitos de vida melhores, uma alimentação equilibrada pode nos beneficiar imensamente em amplos aspectos, ingestão frequente de produtos como, frutas, verduras e legumes auxiliam neste processo de ¨limpeza¨ do corpo e podem prevenir futuras celulites tão indesejadas.
É fundamental fazer uma ingestão adequada de água durante o dia, cada pessoa tem sua necessidade específica em quantidade para se hidratar, em média a recomendação é que a quantidade seja superior a dois litros em indivíduos adultos.
Mais um passo importante e o aumento de atividades físicas diárias, sedentarismo não combina com um corpo saudável.
Tratar a celulite com uma boa nutrição, além de manter a parte estética em dia, vai deixar seu organismo mais equilibrado e mais saudável, além de ser bom para o corpo e para mente. Sua saúde agradece!