O programa Jovem Talento CIEE completa um ano no próximo dia 23, e, mesmo diante dos efeitos da pandemia causada pela Covid-19, alcançou a marca de seis mil jovens e adolescentes inseridos no mundo do trabalho. Ao longo dos últimos dozes meses as áreas que mais contrataram foram administrativo, comércio e call center. No país, as contratações ocorreram principalmente no estado de São Paulo.
Construído com o objetivo de aliar a experiência prática às trilhas de conhecimento, a iniciativa estabelece que os estudantes do ensino médio/técnico tenham carga horária de seis horas diárias, sendo uma reservada para a capacitação on-line. Os cursos são divididos em administração, comércio e varejo, setor público, call center e finanças e tecnologia.
Os cursos podem ser selecionados de acordo com o perfil e negócio da empresa, e todos contam com carga horária de 480 horas. De acordo com Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE, o objetivo é unir habilidades técnicas e teóricas. “Ao desenvolver o Jovem Talento pensamos em uma solução para inserir esse jovem no mundo do trabalho, mas também capacitar, ensinar, e apontar possibilidades de desenvolvimento da carreira profissional”, conta.
Segundo levantamento do IBGE, divulgado em maio deste ano, o desemprego na faixa etária entre 14 e 17 anos chegou a 46,3%, o maior percentual da série histórica. De acordo com pesquisa do CIEE, apenas em seu banco de dados, existem mais de 500 mil jovens elegíveis para participar do Jovem Talento.
RETOMADA DOS ATENDIMENTOS PRESENCIAIS
Com diminuição de casos positivos da Covid-19, o CIEE voltou com atendimentos presenciais, mas de forma parcial. Em Barretos, o espaço voltado a oferecer estágios a jovens adolescentes funciona três vezes na semana, as segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h às 17h30. Atualmente o CIEE possui 50 vagas em aberto somente para Barretos:
Ensino médio, a partir dos 16 anos:
TÉCNICO: administração, serviços jurídicos e alimentos
SUPERIOR: administração, ciências contábeis, farmácia, enfermagem, engenharia civil, direito, sistemas de informação e afins, pedagogia, marketing, comunicação social em geral, arquitetura, economia e relações internacionais.
Segundo Nairana Sian, consultora de atendimento do CIEE Barretos, os currículos podem ser enviados pessoalmente (Avenida 29, nº 1131, entre Ruas 26 e 28, no Centro) ou pela internet por meio do e-mail vagasbarretos@ciee.ong.br