Projeto de educação ambiental do SAAE Barretos será apresentado a gestores municipais

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos e a Secretaria Municipal de Educação fazem nesta terça-feira (5), às 16h, com a participação da prefeita Paula Lemos, o lançamento oficial do projeto socioeducativo ambiental “Super Conscientes” para gestores municipais da Educação Infantil, Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino na Escola Municipal Sagrados Corações, no bairro Derby Club.

O projeto terá como motivação personagens do Esquadrão Ambiental, criados especialmente para interagir com os barretenses com a finalidade de comunicar, sensibilizar, conscientizar e estimular todos, em especial as crianças, a se interessarem pelas causas ecológicas.

“É a partir das crianças que nós conseguiremos conscientizar os adultos sobre a importância de se repensar nossos comportamentos com o meio ambiente. Por isso essa parceria com a Secretaria de Educação. Nós disponibilizaremos todo o material do projeto para que também seja desenvolvido na rede pública de ensino dos outros 11 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG)”, explica o superintendente do SAAEB, Waldo Villani Júnior.

A secretária municipal de Educação, Jéssica Maria Santos, explica que o projeto terá duas fases. “Nesta primeira fase, ainda neste ano, os personagens serão apresentados aos nossos alunos com atividades simples para serem feitas em sala de aula ou mesmo como tarefa para casa. A partir do ano que vem, numa nova fase, e esperançosos de que a pandemia chegará ao fim, desenvolveremos atividades práticas por meio, por exemplo, da ação Expedição Ambiental. O objetivo é alinhar-se ao Projeto Político Pedagógico das nossas escolas e contribuir para mudança de pensamentos e condutas frente ao nosso compromisso com a qualidade de vida”, destaca a secretária.

Todos os materiais produzidos estarão disponíveis gratuitamente para download no website que já está no ar: www.esquadroambiental.com.br.