Reservatório de Água do San Diego/Santa Cecília entra em operação, mas situação hídrica de Barretos ainda é de alerta

Nesta sexta-feira (10) o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos fez a entrega do Sistema de Abastecimento da Unidade San Diego/Santa Cecília. O reservatório foi inaugurado no dia 3 de julho de 2020 e o Poço Profundo em 15 de outubro de 2020, ambos sem entrada de energia por falta de pagamentos à CPFL. Até à sexta-feira, o sistema estava inoperante, porque para a inauguração, a gestão passada utilizou gerador e bomba emprestados da empresa que prestava serviço à época.

“A Unidade San Diego/Santa Cecília enfim entrará em operação com todo o sistema funcionando. Temos mais uma unidade produtora e de abastecimento focada na região oeste da cidade aumentando, junto à unidade do UNIFEB entregue no dia 29 de maio, 30% da capacidade de abastecimento da cidade. Por dia, em Barretos, são captados 34.800 m3 de água e a partir de agora passará para 45.240 m3. Mas, mesmo com esse reforço, é importante que as pessoas entendam que é momento de economizar água, pois a situação hídrica em Barretos é de alerta”, disse o superintendente do SAAE Barretos, Waldo Villani Júnior.

O superintendente disse ainda que o SAAE opera no limite de sua capacidade e o consumo está entre 35% e 40% acima do normal.

O município conta com aproximadamente 40 reservatórios, cinco poços do aquífero Guarani e 11 poços do Serra Geral, duas captações superficiais sendo os córregos do Aleixo e Pitangueiras e, em breve, passará a contar com mais uma estação de captação e tratamento, a ETA Rio das Pedras.

“Nossa gestão trabalha para garantir às pessoas uma vida melhor e quando nos deparamos com o poço dessa unidade desligado por ausência de equipamentos, nos dedicamos a resolver este problema e hoje, de fato, entregamos à população da região oeste um poço e reservatório de água em funcionamento. Esta entrega é muito importante para garantir água na torneira das pessoas. Vivemos atualmente a maior seca dos últimos 91 anos, assim pedimos que todos colaborem diminuindo o consumo em suas residências”, ressaltou a prefeita Paula Lemos.

Foto: Márcio Oliveira