Programa da Secretaria Municipal de Educação oferece aulas extras a alunos com maior dificuldade de aprendizagem durante pandemia

Os alunos do 1º ao 9º ano do Sistema Municipal de Ensino de Barretos que apresentaram baixo rendimento escolar nas avaliações feitas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação possuem a oportunidade de participar de atividades direcionadas para sanar as dificuldades de aprendizagem identificadas em 2021.

Embora tenha havido um esforço significativo dos profissionais da educação para levar todas as matérias aos estudantes de forma remota em 2020, foi evidenciado que lacunas de aprendizagem persistiram. Exatamente para garantir que não haja essa deficiência, os alunos que demonstraram menor rendimento escolar estão participando do PRA (Programa de Recuperação da Aprendizagem), com atividades de alfabetização, letramento, conteúdos matemáticos, entre outros.

Esses estudantes participam de aulas com professores alfabetizadores no contraturno no qual estão matriculados, garantindo assim uma ampliação da jornada dentro das escolas.

RESULTADOS POSITIVOS

Segundo a supervisora geral do Ceforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), Ana Carolina Policarpo, foram observados resultados positivos no rendimento dos alunos que participam do PRA. “Professores, diretores, supervisores de ensino e a gestão da Secretaria Municipal de Educação estão, desde o início do ano, realizando um trabalho coletivo com vistas ao bom atendimento e avanços na aprendizagem dos nossos estudantes”, acrescenta.

FAMÍLIAS SÃO DECISIVAS NA APRENDIZAGEM

De acordo com a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, a atuação da família diante do trabalho desenvolvido pelas escolas é essencial “Desde quando retornamos com as atividades escolares, sejam presenciais ou remotas, observamos o quanto as famílias passaram a perceber o valor do trabalho construído em parceria com os professores. Juntos, estamos construindo uma aprendizagem significativa, então ficam os nossos sinceros agradecimentos a todos os familiares que reconhecem e valorizam o papel da escola e de todos os profissionais da Educação”, pontua.

Ainda de acordo com a secretária de Educação, “este Programa de Recuperação de Aprendizagem demonstra mais um compromisso da Gestão da prefeita Paula Lemos com a qualidade do ensino”.