Prefeitura de Barretos entrega escrituras e revitalização de casas da Vila Paulista

Dentro das comemorações dos 167 anos de Barretos, a prefeita Paula Lemos entregou nesta quinta-feira (26) as escrituras de 27 casas do Núcleo Habitacional Vila Paulista, conhecida como a ‘Antiga Fepasa’. Além do documento que garante a posse do imóvel, foi entregue também a ampla revitalização dessa área histórica da cidade.

Segundo a prefeita Paula Lemos, essa é mais uma etapa do compromisso da atual gestão na regularização dos imóveis em Barretos. Assim, cada família beneficiada pode afirmar agora que a casa onde está escrita sua história é sua mesmo, de fato e no papel. A emissão desse documento foi um dos compromissos assumidos por Paula Lemos antes ainda de assumir a Prefeitura.

“Com certeza essa é a entrega mais importante. Como mãe, sei que o que mais queremos é ter a garantia de que vamos deixar nossa casa para nossos filhos. Essa é só a primeira entrega, mas não parou aqui. Vamos, com a ajuda do deputado federal Márcio Alvino e do deputado estadual André do Prado, também iluminar toda essa área.”, afirmou. “Sou grata a Deus por me dar a força necessária para acordar cedo e batalhar todos os dias por uma cidade melhor.”

‘É UM SONHO REALIZADO’

Cada família, ao receber o documento das mãos da prefeita Paula Lemos, também recebeu uma cesta de doces e uma rosa, simbolizando o início de um novo tempo e o desejo de uma vida mais feliz a partir de agora. Cada família, por sua vez, também homenageou Paula com um presente.

“Foi um tempo complicado não ter a certeza de que a gente ia ter nossa casa. Tenho muito que agradecer a Deus e também à Paula Lemos e ao Paulo Correa por terem batalhado por essa escritura para a gente”, emociona-se a moradora Conceição Aparecida.

“É um sonho realizado. Nunca imaginei que eu teria vida para viver e ver minha casa toda documentada. É uma gratidão sem tamanho por eles”, completa Alice Aparecida, moradora do local há 40 anos.

REGIÃO REVITALIZADA

A cerimônia de entrega de todas as conquistas foi realizada na própria Estação Cultural. E não poderia ser diferente, afinal, a história dessas moradias está ligada à Estação Férrea de Barretos. Além da regularização fundiária das 27 casas, houve um trabalho intenso de revitalização de toda a área no entorno desses imóveis, incluindo a pintura de cada uma dessas moradias, construção de novas muretas, calçadas, recapeamento e nova sinalização viária.

Foi um esforço conjunto da Prefeitura, por meio das secretarias de Obras, Ordem Pública, Habitação e Turismo, com a Câmara Municipal pela participação decisiva do presidente Paulo Correa.

De acordo com Cuiabano Lima, secretário de Turismo, a ideia de pintar as casas de forma colorida vem ao encontro do propósito do local de ser um ponto turístico da cidade. “Nós pegamos o aceite de todos os moradores para que pudéssemos pintar as casas de forma colorida, deixando o ambiente mais agradável e bonito”, explicou.

Acompanhando toda essa mudança, a Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves” também foi revitalizada com verba de R$ 297 mil do governo estadual, por meio do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). “Nós estamos deixando toda aquela região em evidência”, frisou Cuiabano.