Crianças participam de atividades culturais nas escolas municipais após ampliação das aulas presenciais

Com a ampliação das atividades presenciais nas escolas do sistema municipal de ensino de Barretos, os alunos retomaram a participação em atividades culturais que valorizem a cultura caipira, a tradição barretense e também o folclore brasileiro.

Ao longo de agosto, estão sendo realizadas atividades sobre os costumes sertanejos. A Escola Municipal Maria Alves Barcellos de Oliveira, por exemplo, foi uma das que promoveu a tradicional Queima do Alho para celebrar o aniversário de Barretos e a tradição caipira da cidade.

FOLCLORE EM SALA DE AULA

Também entre as ações estão a realização de projetos interdisciplinares como brincadeiras, danças, culinária e atividades sobre o folclore. O Cemei Dr. Luiz Spina, por exemplo, desenvolveu atividades sobre o folclore brasileiro com a turma da Recreação B. As lendas como da Iara, Curupira e do Saci Pererê foram contadas às crianças, que também puderam confeccionar desenhos com a utilização de materiais de reuso.
“Trabalhar com o folclore desde a Educação Infantil é muito importante para fortalecermos a nossa história”, destaca a professora Elisângela Faustinoni.

No Cemei Paulo Belmiro, o destaque se deu pela contação de histórias e teatro com os personagens folclóricos. Já no Cemei Tenente Affonso Câmara Filho, as crianças puderam pintar sobre a “Lenda do Boitatá” utilizando tintas e cotonetes, trabalhando a coordenação motora de forma lúdica.

“O ensino fundamental vem realizando atividades para superar as lacunas formativas e desenvolver os conteúdos essenciais à cidadania”, explica a supervisora geral do ensino fundamental, Fabiana Vigo.

ESCOLAS ADOTAM PROTOCOLOS SANITÁRIOS

Em agosto, a rede municipal de ensino de Barretos, seguindo o Plano São Paulo, ampliou o atendimento presencial em todas as unidades escolares de Barretos.

A quantidade de alunos por escola depende da capacidade física das salas de aulas. Dessa forma, cada unidade escolar elaborou seu plano de retorno, indicando sua organização.

Além das atividades presenciais as escolas estão organizadas para realizar a transmissão síncrona das aulas presenciais, ou seja, aula ao vivo também pela internet.

Esse retorno segue rigidamente os protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19, com destaque ao uso obrigatório das máscaras faciais, aferição de temperatura, álcool em gel na entrada e nas salas de aula, higienização constante dos materiais e distanciamento de no mínimo 1 metro.

A ampliação está sendo organizada com foco na recuperação das aprendizagens e desenvolvimento das competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).