Cada tipo de cabelo tem suas próprias características, que são estabelecidas geneticamente. Mas, independentemente delas, para manter seu crescimento saudável e forte são precisos alguns cuidados, que incluem a boa alimentação.
O baixo consumo de proteínas, vitaminas e minerais faz com que o organismo fique deficiente de nutrientes, diminua o crescimento dos fios e enfraqueça os cabelos, causando sua queda. É por isso que a nutrição capilar deve começar de dentro para fora.
Existem diversos motivos para a queda de cabelo – e a carência nutricional está entre os mais importantes. Os fios ou fibras capilares são constituídos por cerca de 85% de proteínas, sendo a queratina a que está presente em mais quantidade. O restante é composto por águas e lipídios.
A ingestão adequada de proteínas é fundamental para a saúde, força e brilho dos cabelos. Dietas com baixa quantidade de proteína prejudicam o crescimento dos cabelos, deixando-os fracos, quebradiços, finos e sem brilho.
Já uma alimentação balanceada – rica não só em proteínas, mas também em outros nutrientes – promove o crescimento saudável dos fios. O ferro, por exemplo, presente nos vegetais de cor verde escura, nas carnes, grãos integrais e castanhas, ajudam no crescimento e desenvolvimento dos cabelos. Verduras fornecem também vitamina A e C, que são boas para os folículos pilosos.
O feijão é uma ótima fonte de proteína magra, fornecendo grande quantidade de biotina, que tem ação antioxidante e previne a progressão da calvície, assim como a gema do ovo, o fígado de boi e o amendoim. O abacate também é rico em vitaminas que previnem a queda e retardam a perda de pigmentos – o que poderia deixar o cabelo precocemente grisalho.
Conte comigo para avaliar a sua necessidade individual e suas preferências, para elaborar uma dieta equilibrada, focada na sua saúde e, inclusive, na prevenção da queda capilar e o fortalecimento dos seus cabelos. A alimentação saudável é uma poderosa aliada para manutenção da sua saúde e dos seus cabelos.