Governo do Estado debate criação da Região de Estado de Barretos em Audiência Pública

O Governo de São Paulo promoveu, na manhã desta segunda-feira (26), no município de Barretos, a 16ª Audiência Pública no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado. O vice-governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, e o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, apresentaram e debateram a proposta de criação da nova Região de Estado de Barretos.

“Estamos vivendo um dos momentos mais desafiadores que nossa geração está enfrentando, mas a vacinação nos dá esperança, e com isso, vem o futuro. E é isso que estamos fazendo hoje em Barretos, reorganizando administrativamente nosso Estado para modernizar, atualizar, planejar e pensar em um futuro próspero”, exaltou Rodrigo Garcia.

A última discussão sobre a regionalização do estado ocorreu na década de 1980, ainda no Governo de Franco Montoro. Desde então, os municípios paulistas tiveram um expressivo desenvolvimento, surgindo o desejo, por parte de Prefeitos, Deputados e Sociedade Civil, de um novo ordenamento regional. Em 2020, o Governador João Doria atendeu ao pedido e, sob o gerenciamento da SDR, deu início aos estudos que resultaram no atual Projeto de Desenvolvimento Regional.

O projeto teve como premissas manter tanto quanto possível as divisões existentes, considerando simultaneamente o nível de integração regional entre os municípios. O projeto foi desenvolvido com base em estudo feito em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).

“A proposta de criação da Região de Estado de Barretos abrange 17 cidades. São elas: Altair, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaraci, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Olímpia, Pirangi, Severínia, Taiaçu, Terra Roxa, Viradouro e Vista Alegre do Alto”, informou o Secretário Marco Vinholi.

“Somadas as populações de seus municípios, a Região de Estado de Barretos tem 390.232 habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 14,49 bilhões. O objetivo é fortalecer a nova região e potencializar as políticas públicas conjuntas entre as Prefeituras participantes em prol da população local”, afirmou Vinholi.

O consultor da SDR, Marcos Campagnone, apresentou o estudo técnico que levará à criação da Região de Estado de Barretos e a seleção dos municípios que devem integrá-la, além de explicar os fundamentos técnicos para a nova divisão territorial do estado.

Durante o evento foi debatida a possibilidade de inclusão dos municípios de Guaíra, Taiúva e Taquaral na nova unidade regional. Vale lembrar que alterações nas novas unidades regionais propostas poderão ser realizadas pelos deputados na Assembleia Legislativa.

O encontro aconteceu na Sede Social do Grêmio Literário Recreativo de Barretos e todas as medidas, protocolos sanitários e de isolamento foram seguidos para contenção da disseminação do coronavírus.

Os interessados ainda podem compartilhar suas sugestões até o próximo dia 15 de agosto, por meio do e-mail: audienciapublica@sdr.sp.gov.br.