Atletas do município de Barretos têm se destacado na modalidade Jiu Jitsu, arte marcial que usa força e o peso do adversário para lança-lo em queda. O esporte pode ser praticado por todas as idades e uma equipe local foi destaque em competição nacional, que aconteceu na cidade de Embu das Artes (SP).
Sete competidores conquistaram medalhas, entre eles Vinicius Mathias Pereira, de 33 anos, que é soldado da Polícia Militar e atua na Tropa de Choque da Cavalaria de São Paulo, que tem unidade na cidade vizinha de Colina. Ele sagrou-se campeão brasileiro com medalha de ouro, na categoria peso leve máster 01, faixa marrom. “Feliz demais com minha primeira medalha de ouro nesta categoria, que servirá como combustível para demais conquistas”, disse.
Quem também conquistou medalha de ouro foi Gustavo Molejo, de 37 anos, campeão brasileiro, faixa marron, peso leve, máster 2.
Já Rhian Oliveira, de 14 anos, ganhou a medalha de ouro, faixa laranja, peso médio. O jovem é bem conhecido no meio esportivo e apesar de pouca idade já conquistou três mundiais. “Estou muito contente com o resultado, agora é treinar para novos desafios”, comentou.
Os outros medalhistas são Vitor Quintana, de 16 anos, que conquistou medalha de ouro, faixa branca, peso super pesado; Heitor Leite, 9 anos, medalha de ouro, faixa branca, infantil pesado; Gabriel Toledo, 11 anos, infantil B médio, medalha de bronze; e Heitor Quintana, 10 anos, medalha de bronze, infanto juvenil A, peso leve.
Quem ficou feliz da vida foi o sensei Ítalo Luzitano, responsável pela equipe. De acordo com ele, os atletas devem retomar os treinos para em breve encarar novos desafios. “A equipe descansa este mês e na sequência retoma as atividades com foco nos campeonatos paulistas e no mundial no mês de agosto”, disse.