SAAE Barretos inicia campanha para que população evite o desperdício de água no período de estiagem

O Brasil vive o menor nível de chuvas dos últimos 91 anos e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos iniciou nesta quarta-feira (14), uma campanha de conscientização para que a população evite o desperdício de água.

Por meio de vídeos e artes postados nas redes sociais da autarquia (Facebook, Instagram e YouTube), e viralizados pelo WhatsApp, o SAAEB vai incentivar os barretenses a terem novos hábitos como reaproveitar a água de máquinas de lavar roupa e tanquinhos para lavarem calçadas e quintais.

“Por mais que o SAAE esteja fazendo a sua parte, como intensificar a finalização das obras no reservatório do bairro San Diego que foi inaugurado pela gestão passada sem ter como operar, precisamos reforçar ou criar o hábito, por exemplo, de escovar os dentes e ensaboarmos de uma única vez a louça com a torneira fechada. Medidas assim contribuirão para que continuemos tendo a água garantida no município”, diz Waldo Villani Júnior, engenheiro civil e superintendente.

No primeiro vídeo da campanha, a autarquia informa que Barretos tem mais de 50 mil ligações de água. Enfatiza que banhos curtos de até 5 minutos cria uma economia de mais de mil litros de água por mês e que uma torneira pingando gasta mais de 46 litros de água por dia. Por mês, isso pode chegar a 1.380 litros. Com isso, o SAAE quer estimular os barretenses a se ensaboarem durante os banhos com o chuveiro desligado e a fazerem a manutenção preventiva nas torneiras evitando o desperdício de água e o aumento do valor da fatura.

“Nesse período de seca e sem previsões de chuva precisamos urgente da colaboração dos barretenses para que o SAAE continue captando, tratando e levando água potável até as residências. Por isso, é muito importante que todos nós economizemos água!”, finaliza o superintendente.