O sistema imunológico é um conjunto de órgãos que são responsáveis pelas defesas naturais do nosso organismo, criando barreiras ou combatendo vírus, bactérias, fungos, parasitas e outros microrganismos nocivos ao corpo.
Cuidar da imunidade virou o centro das atenções em tempos de coronavírus, pois sabemos que uma imunidade alta pode ajudar fazendo com que a doença seja menos agressiva e a recuperação mais rápida.
Umas das preocupações do momento são as doenças crônicas não transmissíveis, as famosas comorbidades, quem tendem a deixar o sistema imunológico debilitado, sendo porta de entrada de agentes patológicos.
Podemos tomar algumas medidas para que tenhamos um sistema imunológico mais forte e ativo, apenas mudando algumas atitudes de nossa rotina.
Vale à pena lembrar que a imunidade e algo construída por meio de hábitos de vida saudáveis, a longo prazo, tais como:
- SONO: dormir no mínimo oito horas por noite, com sono contínuo e de boa qualidade;
- HIDRATAÇÃO: Manter a hidratação adequada do nosso corpo permite o funcionamento da imunoglobulina IgA (presente principalmente na saliva), que é um anticorpo importante para a defesa imunológica contra infecções;
- ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: É fundamental para a manutenção da imunidade do corpo e deve ser rica em frutas, legumes e verduras, ou seja, repleta de vitaminas e minerais essenciais ao corpo humano;
- ATIVIDADES FÍSICAS: A prática de exercícios físicos está associada ao efeito que regula e proporciona ao organismo aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa, que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos.
Apenas os alimentos e hábitos de vida saudáveis não vão preveni-lo contra a Covid-19. O álcool em gel, a máscara e o distanciamento social são fundamentais neste momento.
Um estilo de vida melhor vai ajudá-lo de forma geral fortalecendo o seu organismo. Procure seguir as orientações acima e para saber acerca das suas necessidades alimentares ou outras informações, procure um nutricionista para uma adequada orientação.