PROCON Barretos estabelece normas para cobrança no serviço de delivery

Os supermercados, bem como seus similares e congêneres, continuam de portas fechadas nesta semana respeitando o decreto municipal de medidas restritivas em Barretos.

Estes comércios têm permissão de comercialização de seus produtos por meio de e-commerce ou delivery pelos aplicativos. 

Mas, nos últimos dias esses locais precisaram chegar a um consenso com o PROCON, pois alguns estabelecimentos estavam cobrando taxas abusivas de entregas ou exigindo vendas com altos valores para isenção da taxa de delivery.

A partir desta quarta-feira (23) ficou estabelecido por meio de portaria que as compras acima de R$ 80,00 ficarão isentas da cobrança de entregas e se o valor for menor o supermercado ou similar poderá cobrar até R$ 8,00 de taxa.

Desde o início do lockdown em Barretos, o órgão de defesa do consumidor vem recebendo inúmeras reclamações de serviços de disque entrega devido aos abusos nos valores do delivery. Foram registradas reclamações onde o estabelecimento exigia o consumo de R$ 200,00 para isentar o cliente da taxa da entrega.

O estabelecimento que não respeitar a nova portaria do PROCON de regulação de taxas de entrega ou consumo será notificado.

De acordo com a coordenadora do PROCON, Joana Soleide Dias, as denúncias podem ser encaminhadas ao órgão de defesa do consumidor. “As reclamações podem ser enviadas por meio do nosso telefone fixo (17) 3322-0444 que também é WhatsApp. É importante a comprovação do valor cobrado para formalizar a denúncia”, ressaltou.