Lactantes com filhos de até dois anos reivindicam inclusão em grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

As barretenses Nataní Santos Teixeira e Sonia Salazar estão à frente de um movimento reivindicando a vacinação contra a Covid-19 para mães que estejam amamentando crianças de até dois anos.

Segundo estudos, anticorpos foram detectados contra o novo coronavírus no leite materno de lactantes vacinadas. Por esse motivo, elas estão tentando se imunizar antes de retornarem aos seus trabalhos. Natani é bancária e mãe de Miguel Teixeira Ramos de um ano e nove meses.

O movimento “Mães Lactantes” já procurou o Legislativo e o Executivo, pela Câmara Municipal, por meio do vereador Dr. Chafei Amsei Neto, e tiveram requerimento de inclusão de vacinação contra a Covid-19 aprovado por unanimidade, no entanto, a Prefeitura de Barretos pediu levantamento de quantas mães receberiam a vacina.

Segundo Nataní, já foi apresentado o número de mães a serem vacinadas. “Somos cerca de 100 lactantes e, mesmo assim, não fomos incluídas no prioritário ou xepa das vacinas” comentou.

Sônia é professora, colombiana e está em Barretos há sete anos. Ela constituiu família, casou-se com o barretense Elves Lima e é mãe de Samuel Riano Salazar de dois meses e meio. “Ao todo 24 municípios do Estado já aderiram à vacinação em lactantes, entre eles Jaboticabal e Bebedouro, que fazem parte de nossa região”, destacou.

Um levantamento feito pela organização de saúde Vital Strategies aponta que 1.302 bebês com até um ano de idade morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia.

Após a publicação da matéria, a Prefeitura de Barretos enviou um comunicado dizendo que: “As vacinas vêm todas direcionadas e as xepas são poucas, mas futuramente avaliarão a possibilidade de contemplar o grupo”.