Nos dias de hoje uma boa noite de sono é artigo de luxo para muitos brasileiros. Preocupações, ansiedade e até mesmo rotina de trabalho exaustiva, podem levar ao desenvolvimento de problemas como insônia e dificuldade para dormir, o que ocasiona um descontrole metabólico podendo alterar a produção hormonal.
Entre os hormônios que são produzidos em menor frequência com a privação do sono estão a leptina, que é o hormônio responsável pela diminuição da fome e sensação de saciedade; e a grelina, que é o hormônio responsável pelo aumento do apetite e excretado em maior quantidade, ocasionando mais fome.
Outro hormônio bem importante de se citar e que sofre alterações com essa privação é o cortisol, mais conhecido como hormônio do stress, que quando produzido em excesso leva a problemas como acúmulo de gordura abdominal e uma baixa no sistema imunológico.
Além das alterações, os hormônios podem afetar a circulação sanguínea e, consequentemente, gerar um descontrole na pressão arterial.
Sabemos então que uma noite mal dormida influencia em nossas escolhas alimentares, bem como a dieta influencia na qualidade do sono, sendo assim, alguns alimentos podem potencializar a qualidade do nosso sono. Entre eles, podemos citar grãos integrais, mel, algumas leguminosas, fibras, frutas e laticínios; não podemos esquecer dos maravilhosos chazinhos que ajudam a complementar nossa dieta.
Vale à pena seguir um estilo de vida saudável para melhorar o sono mantendo uma alimentação balanceada, praticando atividades físicas, mantendo a alimentação nos horários adequados, além de ter uma boa mastigação e uma ingesta hídrica adequada.
Para buscar outras informações ou organizar uma dieta balanceada, procure um profissional de nutrição.