A construção da captação e Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio das Pedras segue em processo de execução das fundações com supervisão do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos).
O terreno já foi limpo, realizadas escavações, movimentação e compactação do solo para iniciar a execução das fundações.
“As fundações já estão sendo executadas. O equipamento já está no local perfurando as estacas do reservatório. Pelo cronograma da licitação, a nova ETA tem até dois anos para ficar pronta”, explica a engenheira civil, Tayná Barros Mazer Lucatti.
A nova ETA captará a água do córrego Rio das Pedras em confluência com o Rio São Domingos e será compacta, ou seja, terá as dimensões reduzidas sendo toda de aço, vindo quase que pronta da indústria dando agilidade à montagem.
A maior parte da adutora já foi executada, faltando apenas as interligações da captação que levará a água até o Poço das Comitivas, local onde será construída a nova ETA. No espaço haverá um laboratório, nos mesmos moldes da ETA Pereira, onde serão feitas as análises da água captada.
No local já estão as ferragens necessárias para a construção da Estação de Tratamento de Resíduos (com o tratamento do lodo) e do reservatório e as armaduras já estão sendo montadas.