Capivaras estão destruindo plantação de hortaliças na zona rural de Barretos

Hélio Fumio, produtor rural de Barretos, diz que capivaras estão invadindo sua plantação de hortaliças, que fica no quilômetro 423 da Rodovia Brigadeiro Faria Lima, na Chácara Santa Henriqueta.

Ele explica que este tipo de animal é considerado o maior roedor do mundo. “Há dois anos as capivaras começaram a surgiu nos arredores da propriedade. Nos canteiros é possível ver os brotos das verduras destruídos”, conta Hélio.

O produtor de hortaliças tem um hectare de área plantada e cultiva alface, chicória, rúcula, almeirão e outras espécies de folhas. “Antes eram de duas a três capivaras que tínhamos contabilizado, agora já são cerca de 15, que se escondem entre o napier [cana de brejo utilizada para trato de gado]”, enfatizou Hélio, que se diz assustado com o crescimento do roedor na região.

Com a invasão de capivaras, o produtor contabiliza cerca de dois mil pés de alface destruídos e mais de R$ 1.500,00 em prejuízos. Hélio é fornecedor de alimentos para merenda escolar de Barretos e mais outras cidades da região. “Estou preocupado com a colheita de julho, porque devido aos ataques das capivaras posso não conseguir atender a demanda de pedidos”, ressaltou.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental de Barretos, a capivara é um animal silvestre protegido por lei. A caça e os maus tratos são crimes ambientais sujeitos à multa que começa em R$ 500,00 e prisão de seis meses a um ano.

Segundo o 2º SGT PM Laércio, que é auxiliar-comandante do Pelotão da Polícia Ambiental de Barretos, a sugestão, a princípio, “é a construção de uma cerca de choque, que não fere o animal, mas pode assustar a capivara e impedi-la de entrar nas plantações”.