Raphael Barroso Machado é exemplo de empatia e garra em viver

Raphael Barroso Machado é um homem trans, cheio de amor à vida e que não tem medo de encarar desafios. Para ele, o mundo é pequeno e não hesita em entrar em um avião e viver uma nova experiência noutro país, como já fez. Sempre traz diálogos importantes e coerentes sobre a importância de ter empatia e fazer o bem. De personalidade forte e coração enorme, ele é nosso entrevistado da semana no Profile do Interligado.

INTERLIGADO – Qual é a sua profissão?

RAPHAELAtendente no Burger King.

INTERLIGADO – É natural de onde? O que você acha de sua cidade?

RAPHAEL Sou natural de Barretos, uma cidade pequena que é referência no tratamento contra o câncer e palco de um dos maiores festivais de rodeio do mundo. Sinto que a cidade poderia estar muito mais desenvolvida, dando um maior suporte às minorias e se preocupando mais com a opinião dos moradores em relação à cidade do que a visão do turista em momentos festivos.

INTERLIGADO – Conte-nos um pouco sobre sua vida profissional?

RAPHAELEu me graduei em 2014 pela UniFafibe no curso de fisioterapia e atuei na área até o ano de 2016, que foi quando tive a experiência de morar nos EUA, retornando somente em 2020. Sou muito grato por todo o aprendizado que obtive através da minha formação.

INTERLIGADO – Acredita em signos? Qual é o seu?

RAPHAELSe eu colocar meu mapa astral a gente chora juntos (hahaha). Eu considero a astrologia fascinante, uma atividade que já vem sendo praticada e divulgada há milênios. Não acredito completamente, mas adoro conversar sobre. Sou leonino!

INTERLIGADO – Pratica esportes? Qual?

RAPHAELUltimamente não pratico nenhum esporte, somente jogando Apex no meu PS4. Sempre gostei muito de esportes. Com base nas minhas experiências, tênis é um dos melhores esportes seguido de artes marciais, especificamente, muay thai.

INTERLIGADO – Uma viagem inesquecível? E para a onde será a próxima?

RAPHAEL Parada Gay de Nova York, sem hesitações. Nunca senti uma energia tão incrível quanto poder fazer parte do desfile, pessoas desconhecidas, mas emanando tanto amor! Quero muito visitar o Canada!

INTERLIGADO – Qual é sua lembrança mais marcante?

RAPHAELPasseio de barco para assistir ao pôr do sol com direito a champagne nas águas de Newport-RI, um lugar simplesmente mágico.

INTERLIGADO – Redes sociais, você utiliza? O que acha da internet em si? Consegue ficar desconectado do celular?

RAPHAELEu utilizo bastante o Instagram. As redes sociais tem um papel muito importante em conectar as pessoas, mas por outro lado faz com que as pessoas deem mais valor em uma conversa virtual do que cara a cara. A internet tem seus pontos negativos, mas assim como qualquer tecnologia temos que aprender a usar a nosso favor. Sim, às vezes, log out das minhas contas para fazer um detox mental.

INTERLIGADO – O que você assiste na televisão (aberta ou fechada)?

RAPHAELPrefiro conectar na Netflix e buscar por filmes e documentários ou acompanhar uma série do que assistir televisão aberta.

INTERLIGADO – Estilo musical preferido?

RAPHAELMúsica para mim é tão importante quanto terapia, tenho uma paixão por vozes e instrumentos. Não tenho um estilo de música preferido, me encanto quando escuto algo que toca minha alma. Uma referência musical pra mim é a Amy Winehouse, tanto que tenho uma tatuagem em homenagem.

INTERLIGADO – Você já fez algo inusitado ou cometeu alguma gafe?

RAPHAEL Quando mais novo, já manchei de sangue minha cadeira na escola, pois a menstruação estava com fluxo grande. Fiquei tão envergonhado, a professora notou que não levantei e pedi pra ela ligar pra minha mãe. Passando a maior tranquilidade do mundo, minha mãe tratou a situação com a maior naturalidade e tudo se resolveu. Importante lembrar que precisamos parar de tratar a menstruação como um tabu, conversar mais sobre e que muitos homens tem vagina e, portanto, também menstruam.

INTERLIGADO – Referência de beleza? Gostaria de citar uma celebridade ou personalidade local?

RAPHAELEu poderia muito bem citar o Justin Trudeau, pois além de possuir uma beleza refinada é um excelente primeiro ministro, porém, a dona de uma beleza exuberante e que representa todo um movimento, nao poderia deixar de citar a talentosíssima Laverne Cox.

INTERLIGADO – Quem merece ser lembrado por você nesta entrevista?

RAPHAEL Todas as pessoas trans e todas as travestis assassinadas diariamente em nosso país. Precisamos combater sem cessar qualquer tipo de ódio. Transfobia é crime. A cada 26 horas uma pessoa trans ou uma travesti é morta no Brasil.

INTERLIGADO – Uma pessoa importante em sua vida?

RAPHAEL Sem dúvida alguma minha mãe! Uma mulher de personalidade forte, mas ao mesmo tempo sensível, determinada, que mesmo com receio não deixa de fazer. Possui uma fé inabalável e sempre coloca o amor antes de qualquer coisa, procura fazer desse mundo um lugar mais empático.

INTERLIGADO – E o coração, como está?

RAPHAEL Trabalhando diariamente o amor próprio, porém, solteiro.

INTERLIGADO – Fora do trabalho, gosta de fazer o quê?

RAPHAELA pandemia fez com que eu mudasse muitos dos meus hábitos. Sempre gostei mais de me reunir com meus amigos do que ir em baladas.
Eu amo ir ao cinema, principalmente sozinho e pegar um balde de pipoca sem manteiga extra. Mas, confesso, se deixar, jogo vídeo game o dia todo.

INTERLIGADO – Comidas e bebidas preferidas?

RAPHAEL – Sou vegetariano já faz alguns bons anos, uma escolha pessoal. Antes meu prato preferido era o strognoff de frango divino que minha mãe faz, mas agora passou a ser berinjela, seja ela empanada ou uma lasanha. Para não achar que eu sou uma pessoa complicada, um arroz e feijão já me alegra.
Minha bebida preferida é, sem dúvidas, aquele café forte e sem açúcar.

INTERLIGADO – Não pode faltar no carrinho do supermercado?

RAPHAELPodem me julgar, mas não pode faltar energético.

INTERLIGADO – O que precisa ser mudado no mundo?

RAPHAEL – Toda mudança que você quer que ocorra a sua volta, tem que começar dentro de você mesmo. Não adianta nada protestar sobre algo sendo que nem você mesmo faz. O mundo anda deixando a desejar quando se trata de empatia.

INTERLIGADO – O que falta para o Brasil melhorar?

RAPHAELPrecisamos parar de se conformar rapidamente com as situações que desfavorecem nosso povo. Parar de buscar por um salvador da pátria e votar em quem vai cuidar da nossa pátria, até quando vão nos explorar?

INTERLIGADO – Qual é a importância da fé em sua vida?

RAPHAEL Quando se perde a fé, se perde o propósito para viver. Não se trata de religião, é muito mais profundo que isso. Precisamos acreditar em algo e sentir no peito, não apenas fazer parte de uma comunidade senão o vazio permanece.

INTERLIGADO – Qual é sua maior motivação?

RAPHAELMe motiva saber que somos efêmeros, estamos aqui apenas de passagem, então por que não fazer o melhor que podemos? Poder ajudar e deixar o outro feliz, isso me motiva, saber que nada é em vão e mesmo os pequenos gestos fazem a diferença.

INTERLIGADO – Qual é a maior lição que a pandemia vai deixar em sua vida?

RAPHAELQue o negacionismo liderado pela ignorância pode nos levar a uma falência e muitas mortes que poderiam ter sido evitadas. Perdemos muito tempo apontando dedos e fechando nossos ouvidos, do que dialogando e aprendendo.

INTERLIGADO – Já realizou todos os seus sonhos ou falta alguma coisa?

RAPHAELJá realizei alguns dos meus sonhos e sou muito grato, mas a fabricação de sonhos não pode parar, talvez uma pausa seja necessária para ter um choque de realidade. Entretanto, se um dia deixarmos de sonhar, deixamos de viver.

INTERLIGADO – Raphael por Raphael?

RAPHAELUm homem sensível, tendo seu humor percorrido por uma montanha russa, intenso e dramático, composto por angústias existenciais, mas que sempre está a contemplar o céu com suas cores de algodão, calmo e transparente. E nessas nuances me reinvento, mas sempre com a fé em meus lábios.