Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande promove seminário online para discutir a crise hídrica

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG), que reúne 14 municípios, promove no dia 1º de junho, das 9h às 12h, o Seminário Online sobre Crise Hídrica, com transmissão ao vivo pelo YouTube do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos que patrocina o evento.

A abertura será feita pela presidente do Comitê e prefeita de Barretos, Paula Lemos. Participam ainda deste momento o vice-presidente do Comitê, Matheus Nicolino Peixoto Henares, professor do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB), graduado em Ciências Biológicas com experiência na área de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos.

O evento online contará também com a palavra de Hélio Suleiman, engenheiro civil e atual diretor presidente da FABHA (Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê) que possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica, atuando principalmente em temas como inundações, drenagem urbana, saneamento básico, propagação hidrodinâmica, gerenciamento de projeto e gestão de recursos hídricos.

O professor Antonio Carlos Zuffo – Associado da Área Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos da Unicamp, ministra uma palestra abordando o tema “A Crise Hídrica que se avizinha”.

Em seguida, o superintendente do SAAE Barretos, o engenheiro civil Waldo Villani Júnior, e a secretária municipal de Educação de Barretos, Jéssica Maria Santos, apresentam o projeto de Educação Ambiental, que será desenvolvido em Barretos a partir do segundo semestre de 2021, e que ficará à disposição dos demais municípios que integram o Comitê da Bacia para utilizarem.

As prefeituras que compõem o CBH-BPG (Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaraci, Icém, Jaborandi, Morro Agudo, Orlândia, Terra Roxa e Viradouro, e as cidades de Guaíra e Pitangueiras que mantém representação no Comitê) poderão apresentar cases durante o seminário. Cada uma terá até cinco minutos para apresentar um vídeo previamente gravado e editado. As cidades interessadas devem se inscrever pelo e-mail: comunicacao@saaeb.com.br, até o dia 23 de maio. Os vídeos devem ser enviados, no mesmo e-mail, até o meio-dia do dia 28 deste mês.

A unidade hidrográfica do CBH-BPG apresenta vários problemas ambientais, tais como: perda acentuada de água superficial provocada pelo intenso desmatamento e aceleração do processo erosivo em áreas urbanas e rurais; perda de solos férteis; assoreamento e risco de desperenização de cursos de água; lançamento de esgotos urbanos não tratados; disposição irregular de lixo; exploração sem controle de água subterrânea e o aumento crescente da demanda de água, especialmente para uso em irrigação.