Nesta próxima semana, entre os dias 17 a 21 de maio, acontece mais uma Semana da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Barretos. Por conta da pandemia, as palestras acontecem no formato online.
Quem abre o evento, nesta segunda-feira (17), é Raphael Barros Machado, homem transgênero de 27 anos disposto a dialogar e lutar pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, com o tema “Eu comigo mesmo”.
Na terça-feira (18) o tema será “Intersexualidade”, com as palestrantes profa. Dra. Emília dos Santos, psicopedagoga e educadora sexual da UNESP e presidente da ABRAI; e Dionne do Carmo Araújo Freitas, terapeuta ocupacional formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP).
Já na quarta-feira (19) o tema é “Assexualidade e Bissexualidade”, com Walter Mastelaro, advogado, ativista assexual de direitos humanos e questões LGBTQIA+. Ele é atual coordenador do Núcleo de Saúde e Diversidade da Comissão Sexual e de Gênero da OAB-SP.
Na quinta-feira (19) o tema é “Efeminofobia: Não curto afeminados, mas sem preconceito”. O palestrante é o prof. Dr. Aurélio Monteiro, formado em ciência política, mestre em sociologia, e presidente do Comitê para Promoção dos Direitos Humanos, Igualdade Étnico-racial e de Gênero do Campus de Sertãozinho (SP).
E para fechar a semana da diversidade, na sexta-feira (20), o tema é “Processo da cirurgia de redesignação sexual”, com Kathya Pitaro, coordenadora de hotelaria, membro do NUSS (Núcleo de Saúde e Sexualidade) junto à FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos), membro do Comitê da Diversidade do Hospital de Amor e graduada em enfermagem.
As cinco palestras acontecem de forma online e transmissão pelo Instagram (@oabbarretos), a partir das 19h.