Defesa Civil orienta como evitar incêndios domésticos; nos últimos dias incêndios destruíram duas casas em Barretos

Em menos de uma semana dois imóveis foram destruídos pelo fogo em Barretos. O primeiro foi no dia 29 de abril e o incêndio consumiu todos os cômodos de uma residência localizada no bairro Zequinha Amendola.

A outra ocorrência foi registrada nesta quarta-feira (5) no bairro São Judas Tadeu, onde o imóvel foi tomado pelo fogo consumindo também todos os cômodos.

A duas situações foram controladas pelo Corpo de Bombeiros de Barretos e na sequencia foi acionada a Defesa Civil para avaliar as casas danificadas.

Quanto à causa dos dois incêndios, a Defesa Civil informou que está avaliando as situações para poder afirmar o que de fato aconteceu. As residências foram interditadas com registro de comunicação preliminar à Defesa Civil Estadual por meio do programa SIDEC.

O bombeiro municipal, Ricardo Maia, destacou quais medidas podemos tomar para evitar possíveis incêndios dentro de casa. “O mais comum é o curto circuito e sobrecarga na rede, por isso é recomendável ter boas práticas ao ligar eletrodomésticos, evitar o uso de aparelhos que consomem muita potência em uma mesma tomada, como também evitar usar muitas extensões e adaptadores”, disse.

Outro acidente muito comum nas residências é acender velas sem as devidas orientações. “Muitos acidentes com velas atingem cortinas, toalhas e móveis”, explicou Maia.

Atualmente também tem sido comum as são explosões de celulares que utilizam carregadores falsificados ou sem procedência.

Qualquer emergência de incêndio basta ligar no telefone 193 para acionar o Corpo de Bombeiros e, quando necessário, a Defesa Civil também será acionada para acompanhamento.