A Junta do Serviço Militar de Barretos informou que o alistamento obrigatório para todo cidadão do sexo masculino, que completa 18 anos em 2021, nascido em 2003, independente do mês de aniversário, segue até o dia 30 de junho.
O alistamento poderá ser feito presencial na sede da Junta Militar, na Avenida 21, esquina da Rua 34, nº 1311, desde que portando os documentos pessoais como CPF, RG, Certidão de Nascimento ou CNH e comprovante de endereço. O jovem ainda tem a opção de fazer o alistamento por meio da internet pelo site www.alistamento.eb.mil.br.
De acordo com a secretária da Junta Militar de Barretos, Adriana Tadeu de Almeida, quem não se alistar pode ficar em débito com o serviço militar, sendo impedido de obter passaporte ou prorrogação de sua validade, ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição ou empresa, assinar contrato com o governo federal, estadual, ou municipal, prestar exames em instituição de ensino pública ou privada, obter carteira profissional, inscrever-se em concurso público, entre outras penalidades. “Quem já perdeu o prazo do alistamento deverá, obrigatoriamente, comparecer à Junta Militar para regularizar sua situação dentro do prazo do alistamento vigente. A multa para quem passou do prazo é de R$ 4,85”, disse Adriana.