Nesta semana, cruzes simbolizando luto foram espalhadas ao longo de uma área verde localizada na Avenida 7 entre Ruas 4 e 6, às margens do Córrego Barretos. O motivo é que muitos comerciantes e moradores do local ficaram revoltados após descobrirem que árvores foram envenenadas.
Os técnicos da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente estiveram no local e constataram que pelos menos seis árvores foram envenenadas, porque nos troncos e raízes foram encontradas perfurações feitas por furadeiras com o depósito de veneno.
O chefe de gabinete da secretaria de Meio Ambiente, Manoel Luiz Neto, acredita que isso deve ter acontecido há cerca de um mês. “As árvores já estão morrendo e com folhas secas. Nós estaremos averiguando o caso, porque se trata de crime contra o patrimônio público, por estar dentro de área do município. Vamos reunir provas, laudos e relatos de moradores para registrar a ocorrência junto à Polícia Ambiental”, explicou.
O empresário João Donizeti Pedro, em nome dos moradores do local, destaca a importância de defender o meio ambiente, protegendo ao invés de destruir. “Cuidamos das árvores e plantas que existem aqui, como ipês, amoreiras, abacateiros e até maracujá”, disse.
De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, situações como envenenamento, cortes e derrubadas de árvores de forma irregular podem ser denunciadas via WhatsApp pelo número (17) 99140-4281. O ato de envenenar árvores é considerado crime, conforme lei federal nº 9.605, de 1998, sujeito a prisão de três meses até um ano, além de multa.