COVID-19: Governo de SP anuncia novas restrições e suspende eventos religiosos e esportivos

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (11) o Governo do Estado de São Paulo anunciou medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19. As medidas passam a valer a partir de 15 de março e devem permanecer até o dia 30. O objetivo é tirar 4 milhões de pessoas de circulação no Estado.

Entre as novas medidas estão toque de recolher das 20h às 5h; retirada de produtos e refeições será proibida e delivery continua; lojas de material de construção vão fechar; recesso escolar foi antecipado na rede pública de ensino; e o teletrabalho será obrigatório para atividades administrativas não essenciais.

O governo paulista também suspendeu a liberação para realização de cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas, além de todos os eventos esportivos, como jogos de futebol.

Em relação à Educação, na rede pública, o governo decidiu antecipar o recesso escolar de abril e outubro para o período de 15 a 28 de março. As unidades ficarão abertas apenas para oferta de merenda e distribuição de material, que deverá ser feita por meio de agendamento prévio. Na rede particular, o governo recomendou que a prioridade seja para o ensino remoto, mas permitiu que a rede particular opere com 35% da capacidade.

De acordo com dados do Governo Paulista, há mais de 9 mil pacientes internados em unidades de terapia intensiva e metade tem menos de 50 anos.

Segundo o governador João Dória, o estado chegou ao momento mais crítico da pandemia. “Eu, pessoalmente, estou bastante triste em anunciar o que temos que anunciar, mas a nossa prioridade desde março do ano passado foi e continua sendo preservar as pessoas, preservar vidas”, disse.

Fonte: G1