O projeto que deve levar o nome de Rota da Fé ou Rota das Capelas tem o objetivo de promover o turismo rural com passeios de bicicletas por vários pontos do município de Barretos.
O ciclismo tem cada vez mais adeptos em Barretos e grupos estão se mobilizando para realizarem ações em prol de famílias carentes e restaurar pontos religiosos nas comunidades rurais a fim de fomentar o turismo e o comércio local.
De acordo com o advogado e ciclista, Marcelo de Santis, a rota turística percorrerá 12 comunidades e o ponto de partida será a Mini Basílica. Entre os locais que fazem parte do trajeto estão as comunidades da Cachoeirinha, Três Barras, Lagoinha, Brejinho, Prata, Contendas, Água Limpa, Adolfo Pinto e os distritos de Aberto Moreira e Ibitu. O ponto de chegada da rota seria na Comunidade Armour ou na Capela de Nossa Senhora Aparecida no bairro Ibirapuera. Ao todo, o trajeto tem 210 quilômetros.
Além da criação da rota turística, os ciclistas pretendem recuperar as capelas das comunidades rurais. A primeira que recebeu as obras foi a de Adolfo Pinto, com direito a troca de pintura, calçamento, bebedouros e instalação de uma imagem gigante de Nossa Senhora Aparecida. A reforma foi entregue à comunidade em 13 dezembro de 2020, com direito a encontro de ciclistas.
A próxima capela a ser restaurada será a de São Sebastião no distrito de Alberto Moreira. Além dos ciclistas, os organizadores contam com a ajuda da comunidade local e a primeira ação para arrecadar fundos é a comercialização de frangos assados.