As equipes do Controle de Vetores de Barretos percorreram as ruas do bairro Marília durante esta semana para verificarem casos suspeitos de dengue. Por conta disso, uma operação bloqueio foi realizada no local, visitando e vistoriando residências e terrenos baldios.
Durante a noite foi aplicado inseticida por meio dos veículos com fumacê. Além do Marília, outros bairros estão apresentando focos do mosquito Aedes aegypti, como o Santana, Pimenta e Cristiano Carvalho. Até o momento, em Barretos são 63 notificações e dois casos positivos de dengue. Ainda não foram registros casos de zika ou chikungunya.
De acordo com a coordenadora do Controle de Vetores, Cristiane Parreira Lima, a Secretaria de Saúde está aguardando o resultado de uma morte suspeita de dengue hemorrágica, por meio do Instituto Adolfo Lutz, de uma mulher moradora no bairro Cristiano Carvalho. “Estamos no verão que é a estação mais propícia para a proliferação do mosquito da dengue, pois combina chuvas rápidas e sol. E para ajudar a população não está fazendo a sua parte”, enfatizou.
A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.