O artesão Valter Desidério exibe com o orgulho os prêmios e comendas que já recebeu através de técnica inédita de confecção de produtos utilizando caroços de açaí. Morador em Vigia no Pará (150 km de Belém), há quinze anos ele descobriu a arte e desde então vem aprimorando e desenvolvendo vários produtos com os caroços, que antigamente eram descartados por muitos abatedores de açaí.
Seu trabalho se transformou em referência mundial na confecção de diversos produtos utilitários como cadeiras, mesas, tapetes, armários, divisórias para escritórios, revestimento de paredes, jarros e tantos outros produtos de longa durabilidade, já que os caroços de açaí são anti-fungos e anti-cupins.
Mesmo com o trabalho crescendo, o artista precisou mudar-se para Barretos, terra de sua esposa, a artista plástica Gina Mikawa, que voltou para cuidar dos pais.
No entanto, o artesão não desanimou e pretende voltar a fazer suas técnicas em Barretos, no entanto, o material será buscado no Pará, pois não região de Barretos não tem a matéria prima principal para confecção dos seus produtos.
Com a produção em Barretos, Valter pretende trazer esta nova cultura de artesanato a base de caroços de açaí para o sudeste do Brasil e quem sabe oferecer uma fonte de renda a mais para os barretenses.