Nesta segunda-feira (25) começou em Barretos a fase vermelha do Plano SP, a etapa mais restritiva do combate à Covid-19 no Estado de São Paulo.
No centro da cidade, as ruas estão quase sem movimento, vagas da zona sul sobrando e o Calçadão com pouca circulação de pessoas. O decreto municipal publicado na última sexta-feira (22) segue o Plano SP e autoriza somente o funcionamento dos serviços essenciais. No comercio está permitido o pagamento e retirada de produtos presencialmente, de forma individual, obedecendo as regras de segurança sanitária.
Em estabelecimentos de alimentação, bares, restaurantes e congêneres o funcionamento será no sistema drive thru, sendo proibido o consumo no local. No caso de lojas de conveniências em postos de combustíveis, também é vedado o consumo no local e venda de bebida alcoólica somente até às 18 horas.
A quarentena de combate à Covid-19 foi prorrogada até o dia 7 de fevereiro. Em caso de descumprimento das regras elencadas no decreto municipal, as empresas podem sofrer multas que variam de R$ 100,00 a R$ 5 mil. Em caso de reincidência o comerciante pode ter suspenso o alvará de funcionamento.