O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) está executando uma série de obras e projetos fundamentais para ampliar a capacidade de captação, tratamento e distribuição de água no município. Entre os destaques está a Estação de Tratamento de Água ETA Rio das Pedras, atualmente em fase de conclusão. Estão em andamento os serviços de extensão da rede elétrica e interligação dos reservatórios e da adutora de água bruta, cujos tubos já foram licitados e parte deles entregue.
Outro ponto importante é a instalação do resfriador no Poço do UNIFEB, que se encontra em processo de licitação da base. As obras serão iniciadas logo após essa etapa, com previsão de funcionamento dos equipamentos em até três meses após o início dos trabalhos.
Também segue em ritmo contínuo o desassoreamento da Represa Flórida e do Córrego Barro Branco, por meio de convênios entre a Prefeitura, o SAAE e a SP Águas, dentro das ações do Programa Rios Vivos.
Além disso, está em desenvolvimento o projeto de barramento do Córrego Pitangueiras, que irá ampliar significativamente a captação de água na região. A futura operação da ETA Rio das Pedras permitirá melhor distribuição da água tratada, aliviando a carga sobre a ETA Pereira, que hoje responde por mais de 60% do abastecimento da cidade.
Outro avanço é a finalização do estudo do Plano de Perdas, que vai permitir mais eficiência na rede, com redução de desperdícios, controle de pressão e vazão, e planejamento de investimentos para a expansão e equilíbrio do sistema de abastecimento.
Com a ativação da ETA Rio das Pedras, a demanda antes atendida pelo desativado Poço Comitivas será suprida com uma capacidade muito superior — a estação poderá operar entre 400 e 800 m³ por hora, frente aos cerca de 60 m³ do antigo poço.
“Essas obras representam o compromisso da Prefeitura por meio do SAAE com um abastecimento seguro, moderno e sustentável. Estamos superando desafios e trabalhando com planejamento para que Barretos tenha, cada vez mais, uma estrutura de água à altura das necessidades da população”, afirmou o superintendente Nilson Andrade.