As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Estância Turística de Barretos e o Novo Postão (ARE I) seguem realizando a vacinação contra a covid-19. Desde o semestre passado, para otimizar as doses contidas em cada frasco, a Secretaria Municipal de Saúde escalonou por dias da semana entre as unidades:
Segundas-feiras: UBSs América, Derby Club e Nova Barretos;
Terças-feiras: UBSs Barretos 2, Ibirapuera e Pimenta;
Quartas-feiras: Novo Postão (ARE I) e UBSs Spina, Los Angeles e Residencial Minerva;
Quintas-feiras: UBSs Cecapinha, São Francisco e Marília;
Sextas-feiras: UBSs Cristiano, CSU e San Diego
Nas UBSs, a vacinação é realizada das 8 às 16h. No ARE I é das 8 ao meio-dia.
Por que a vacina é importante?
A vacina foi decisiva para diminuir o impacto da covid-19, de modo que deixamos de estar em uma pandemia. Entretanto, o vírus segue circulando e em algumas pessoas pode se manifestar com maior gravidade. Nos primeiros três meses deste ano, mais de 3.600 pessoas já realizaram teste para covid-19 no município e 447 tiveram resultado positivo. Entre janeiro e março de 2025, quatro pessoas morreram com covid-19 em Barretos. As vítimas são homens e mulheres entre 63 e 92 anos, três delas tinham comorbidades e o outro – de 89 anos – não tinha comorbidades associadas à covid.
A vacina continua sendo uma das principais formas de prevenção. Lavar as mãos adequadamente com água e sabão também é importante para evitar a transmissão de vírus e de bactérias.
É recomendado que quem estiver com sintomas gripais utilize máscara, evitando que o vírus contamine outras pessoas. Também é importante que procure uma UBS para realizar testagem e receber orientação médica.
Quem deve se vacinar contra a covid-19?
Atualmente, a vacina contra covid-19 passou a fazer parte do calendário nacional para:
* Pessoas a partir de 60 anos (devem tomá-la a cada 6 meses);
* Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (uma vez ao ano);
* E gestantes (devem tomar uma vez durante cada gestação).
Para se vacinar, é necessário levar um documento com foto (RG, CNH, CIN), com o número do CPF e, se possível, o Cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. Para o público prioritário, também pode ser necessária a apresentação de documento que confirme a condição clínica, profissão, etc.
Todas essas UBSs e o ARE I aplicam a vacina contra a covid-19 em moradores de todos os bairros da zona urbana e da zona rural.