Em 5 dias, Mutirão de Limpeza retira das ruas da cidade 54 caminhões e mais de 80 picapes com materiais sem serventia

O Mutirão de Limpeza, proposto pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos e colocado em prática com apoio da sociedade e da iniciativa privada, retirou das ruas e calçadas de Barretos, entre quinta-feira (15) e esta segunda-feira (20), 54 caminhões e 84 picapes carregados com materiais sem serventia. Nesses cinco dias de ação, integrando o mutirão, os agentes de Combate a Endemias encontraram e eliminaram 393 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

As ações foram realizadas entre quarta-feira e sábado (15 a 18) e nesta segunda-feira (20), em que o trabalho casa a casa foi desempenhado no Barretos II e Califórnia. A equipe do Controle de Vetores, contando com auxílio de diferentes secretarias municipais, segue mobilizada para eliminar materiais que possam acumular água parada e conta com o apoio da população para fazer o monitoramento nos quintais e dentro das residências e empresas.

A coordenadora do serviço, Cláudia Costa, reforça a orientação para a população abrir a porta dos imóveis para os agentes realizarem a visita para eliminar possíveis criadouros e para que abram portas e janelas quando estiver passando o veículo da nebulização, permitindo que o inseticida atinja os pernilongos que estejam dentro da residência.

Nesta terça-feira, 21, os agentes continuam a visita casa a casa e retirada de materiais sem serventia no Jd. Arizona, Jd. Etemp e Jd. dos Coqueiros. Na sexta-feira (17), as equipes vinculadas à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade avançaram também com a capina no Jd. dos Coqueiros, e o trabalho continua pela cidade ao longo desta semana.

A Prefeitura disponibilizou o telefone da Ouvidoria para a população entrar em contato caso ainda haja entulho para ser retirado. O contato pode ser feito por WhatsApp, pelo (17) 3612-2100.