No 1º dia do Mutirão de Limpeza, promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, com o envolvimento de todas as secretarias, SAAE, iniciativa privada e voluntários foram retirados das ruas da cidade 17 caminhões, carregados com materiais sem serventia, que a população colocou na calçada na quarta-feira, 15. Também foram carregadas e encaminhadas cinco picapes com resíduos e encontrados e eliminados 49 criadouros, com larvas do Aedes aegypti.
O prefeito Odair Silva destacou que esta ação é extremamente importante e agradeceu a participação dos voluntários, servidores públicos, vereadores, secretários e de a toda a população. “Todos que estão engajados nesse mutirão compartilham de um mesmo desejo, de que a cidade se desenvolva, evolua e de que as pessoas vivam melhor. Que Deus abençoe cada um de vocês”, ressaltou.
O vice-prefeito, Mussa Calil Neto, reforçou sobre o impacto dessa mobilização, destacando que foi feita através do prefeito Odair, com toda a equipe da administração. “Passa a ser até emocionante o que está acontecendo. A maior parte dos empresários se prontificou a colaborar e estamos contando também com o compromisso dos funcionários públicos, que são peças importantes para o sucesso desse trabalho”, afirmou.
Os trabalhos no mutirão consistem em serviços de roçada, capina e retirada dos materiais que poderiam juntar água parada e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Chikungunya e Zika. Ao retirar materiais amontoados, também são eliminados esconderijos para escorpiões e outros animais peçonhentos, afastando-os das residências.
O secretário de Saúde, Kleber Rosa, comemorou o resultado obtido até o momento e enfatizou que esse é um trabalho preventivo. “A sociedade está mobilizada para deixar a cidade limpa. Estamos pedindo a colaboração de todos os cidadãos para receber os servidores que vão ajudar a eliminar criadouros. Depois disso, cada morador tem que fazer a sua parte, mantendo sua residência e o quintal sem água parada. Além disso, em vez de jogar em terrenos, devem sempre descartar materiais nos Ecopontos”, afirmou.
O Mutirão de Limpeza continua nesta quinta-feira e sexta-feira, 16 e 17, e o trabalho deve se estender até sábado, dia 18.