A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do trabalho conjunto entre diversas secretarias municipais, com o apoio de empresas parceiras e trabalhadores voluntários promove a partir desta quarta-feira, dia 15 de janeiro, um grande Mutirão de Limpeza que abrangerá toda a cidade. Durante a ação serão recolhidos materiais e objetos sem uso descartados pela população, mato e restos de lixo, além da realização de serviços de roçada e capina. O mutirão tem início às 7h30 com saída do almoxarifado da prefeitura.
Para lá de manter a cidade limpa, um dos principais objetivos do mutirão é a prevenção de doenças, como as causadas pelo mosquito Aedes aegypti (Dengue, Chikungunya e Zika). O prefeito Odair Silva salientou que em 2024 foram registradas 2 mortes por dengue no município e destacou que para este ano a meta é “óbito zero”. “É inaceitável que a gente pense que isso possa acontecer novamente neste ano de 2025. Estamos nos precavendo, por isso tivemos várias reuniões com todas as nossas secretarias, exatamente para que a gente se concentre. Todos os setores da prefeitura estão se comovendo para que não aconteça o que aconteceu no ano passado. Este mutirão é o início de uma grande campanha de prevenção”, disse.
O secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa, espera que com o mutirão o número de casos nos meses de abril e maio, quando a dengue atinge seu pico, seja reduzido. “A intenção deste mutirão é fazer a limpeza, tirar os criadouros e depois eliminar o mosquito alado para que ele não prolifere em novos locais onde haja acúmulo de água. A gente pede que as pessoas façam o dever de casa tirando os entulhos, limpando suas calhas, fazendo o descarte correto de pneus e participando desta campanha”, comentou.
Durante a coletiva, que ocorreu no Auditório do Paço Municipal na manhã desta segunda-feira, dia 13, o chefe do executivo também assinou o decreto que regulamenta o mutirão e cria o Certificado de Participação Voluntária em Ações Comunitárias da Estância Turística de Barretos. “Ao trabalhador braçal ou àquele que oferece o equipamento, nós vamos ofertar um certificado como uma demonstração de gratidão pelo que está se fazendo em benefício de toda uma sociedade”, frisou Odair Silva.
Envolvimento da população
O prefeito também fez um apelo à população barretense para que participe do mutirão e, caso não possa contribuir com mão de obra ou doação de máquinas ou suprimentos, que aproveite a ação para cuidar de seus quintais e calçadas.
“Esse é o grande momento da gente demonstrar a nossa paixão, nosso amor por Barretos. Eu gostaria que você também demonstrasse a sua paixão, se envolvendo, assim como nós estamos nos envolvendo, nesse grande mutirão da limpeza de nossa querida cidade”, comentou Odair.
Para os interessados em ceder veículos como caminhões basculantes e tratores, ou mesmo sua mão de obra, a orientação é para que entre em contato com o Gabinete do Prefeito pelo (17) 3612-2000.
Zelo constante
Odair reforça que o trabalho iniciado com este mutirão deve ser sequenciado. “O grande esforço é de montar um planejamento de execução de zeladoria para que não tenhamos mais a necessidade deste tipo de mutirão, desde que a gente tenha um zelo permanente. Não podemos deixar que o mato fique do tamanho que está, que a sujeira se amontoe, que as pessoas joguem objetos nas calçadas enfeiando as ruas da cidade que hoje é uma Estância Turística”, disse.
Ele também a destacou a importância da criação da Secretaria de Zeladoria. “Vamos precisar muito da conscientização dos vereadores para que tenhamos essa secretaria aprovada o mais breve possível e para que a gente consiga zelar melhor das nossas praças, jardins, canteiros e prédios públicos”, completou.
Ouvidoria
Para as pessoas comprovadamente em vulnerabilidade social, a Prefeitura disponibilizará o recolhimento de materiais mediante agendamento pela Ouvidoria, por meio do telefone (17) 3612-2101, pelo WhatsApp no (17) 3612-2100. “Existe uma lei para que a gente mantenha a cidade limpa, em ordem e essa lei vai entrar em prática, vai entrar em vigor, nós vamos ser rigorosos com relação à lei, mas aqueles que tiverem situação de vulnerabilidade, não tiverem condições de pagar para fazer um frete, para tirar eventualmente um móvel usado, um sofá, uma cama, qualquer coisa que seja sua casa, um colchão velho, poderá entrar em contato com o nosso telefone da ouvidoria e nós vamos agendar e fazer isso, porque não dá para você exigir algo de alguém que não tem condições de cumprir aquilo que está sendo exigido”, completou o prefeito.
Cronograma do Mutirão
Equipe 1 – Início: Via Dr. Guilherme S. de Assis Carvalho (Distrito Industrial II) até rotatória da Av. Miguel Abraão Miziara; Av. dos Coqueiros até o trevo da Av. 43; Av. Eng. José Domingos Ducati até a Av. das Nações.
Equipe 2 – Bairro Vida Nova: Início na Av. Projetada A (Vida Nova 4) – última Rua; Av. Projetada A (Vida Nova 3); Av. VN 5 (Vida Nova 2); Av. VN 5 (Vida Nova 1); Término na Rotatória da Av. das Nações.
Equipe 3 – Bairro Mais Parque: Início no Final da Av. MP 17, passando pelo bairro Christiano Carvalho até o bairro Minerva.
Equipe 4 – Início na Av. Fraternidade Paulista, próximo à rodovia. Bairros: San Diego, Jardim Anastácio, Santa Cecília, São Francisco, Santa Terezinha, Jardim Europa, Los Angeles e Jockey Club.