A Polícia Militar Ambiental, durante operação náutica em vários pontos críticos de pesca próximos à cidade de Colômbia, avistou duas embarcações e quatro indivíduos praticando pesca predatória com utilização de tarrafa na desembocadura do Rio Pardo com o Rio Grande (local proibido).
De acordo com nota à imprensa, a PM Ambiental disse que “ao notarem a presença da equipe ambiental, os infratores que estavam com os rostos cobertos por capuzes, conduziram suas embarcações em direção da equipe de forma dolosa, a fim de colidir e naufragar a VTR e impedir a fiscalização. Ao mesmo tempo, os infratores começaram a dispensar no rio os peixes capturados e os petrechos (tarrafas) com o objetivo de descaracterizar o crime ambiental”.
Os PMs, na tentativa de abordarem os infratores, colidiram as embarcações e o pano que cobriam seus rostos veio a cair, sendo identificados pela equipe, uma vez que ambos já são conhecidos e contumazes ao crime de pesca no local. No entanto, não foi possível abordá-los, porque se evadiram em meio à vegetação as margens do Rio Pardo. Já a embarcação, foi abandonada pelos infratores e apreendida.
Segundo a PM Ambiental, a outra embarcação que realizava apoio aos infratores, após a colisão, empreendeu fuga rio acima. “Realizamos incursões no perímetro, bem como em meio a vegetação na tentativa de localizar os infratores, porem sem êxito. Devido a equipe ter a convicção da identificação dos infratores, foi elaborado dois autos de infração ambiental, por pesca em local proibido, no valor de R$ 2.800,00”, destacou a PM em nota à imprensa.