Reconhecimentos ao trabalho que já vem sendo realizado pelos órgãos que integram a rede de atenção à mulher em Barretos e propostas para ampliar o acesso das mulheres a esses serviços, a fim de alcançarem condições de independência e transformação, estiveram em pauta na 4ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Barretos nesta terça-feira, 22.
A abertura das atividades contou com falas de Ana Paula Febatis, coordenadora da Casa da Mulher Paulista em Barretos e integrante da Rede Nacional de Mulheres Negras; Dandara Hilário, ativista LGBTQIAPN+; Iracimara Bordin, coordenadora da Comissão de Combate à Discriminação Racial – OAB Barretos; Cláudia Regina da Silva, líder comunitária no bairro Newton Siqueira Sopa e Fernanda Nogueira, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). A mediação foi realizada pela advogada Pamilhan Fortaleza, representante da OAB no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim). Esta edição celebrou os 80 anos da ativista Angela Davis.
Entre as cerca de 50 mulheres presentes na conferência, estiveram a prefeita Paula Lemos; a delegada da Delegacia de Direitos da Mulher (DDM), Denise Polizelli; as secretárias municipais Jéssica Maria dos Santos, da Educação, e Vitória Saretta, da Assistência Social e Desenvolvimento Humano; a presidente do COMDIM, Minisa Napolitano, e a futura primeira-dama de Barretos, Roselaine Guimarães.
A prefeita destacou a competência com que mulheres atuam em postos de liderança em Barretos, inclusive nas Polícia Civil e Militar, na OAB e na magistratura, servindo como referência para o futuro das meninas barretenses. Paula ressaltou ainda a dedicação com que as coordenadoras Fernanda e Ana Paula e a delegada Denise atuam frente ao CRAM, à Casa da Mulher Paulista e a DDM, respectivamente. “Barretos está evoluída nesse processo, por conta da atuação técnica da equipe. É um grupo muito comprometido com a causa. É muito gratificante fazer parte dessa evolução”, afirmou. Paula lembrou também que no município há uma lei de incentivo para empresas que contratam mulheres e destacou os cursos de empreendedorismo oferecidos na Casa da Mulher.
Gênero, raça, classe, saúde, educação e a interação com o Sistema Único de Assistência Social foram temas em debate. A partir da conferência, foi ressaltada também há proposta para que serviços de cidadania sejam oferecidos de forma itinerante pela cidade, levando a cada vez mais mulheres a informação sobre seus direitos. Além de propostas relacionadas aos períodos de amamentação, puerpério e acesso à educação infantil.
Serviço:
Em Barretos, a Rede de Atenção à Mulher pode ser acessada pelos seguintes órgãos:
CRAM – Atendimento psicossocial e jurídico para mulheres vítimas de violência.
Endereço: Rua 30, n. 564, sala 40.
Telefone: (17) 3612-2604 / WhatsApp (17) 98199-4002
Casa da Mulher Paulista “Janaina Zanqueta Dias Rondini”
Endereço: Avenida 63, n° 320 – Bairro Derby Club – Barretos
Telefone: (17) 3612-2691
CREAS:
Endereço: Av. 19, nº 1074
Telefone: (17) 3612-2670
COMDIM:
Endereço: Rua 26, n. 929 – Centro
Telefone: (17) 3612-2686
DDM:
Endereço: Rua 18, n. 137, entre as Avenidas 29 e 31 – Centro
Telefone e WhatsApp: (17) 3612-2845
OAB Barretos – 7ª Subseção:
Endereço: R. 18, n. 2733
Telefone: (17) 3323-9953